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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-08112013-102019
Document
Auteur
Nom complet
Ruberval Franco Maciel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Mór, Walkyria Maria Monte (Président)
Rocha, Claudia Hilsdorf
Silva, Simone Batista da
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Takaki, Nara Hiroko
Titre en portugais
Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: a formação de professores de língua inglesa e os documentos oficiais
Mots-clés en portugais
Ensino da língua inglesa
Formação de professores
Globalização
Letramentos
Políticas linguísticas
Resumé en portugais
A presente pesquisa de natureza qualitativa com características colaborativa e etnográfica crítica buscou investigar a formação de professores de língua inglesa via dois documentos oficiais voltados para o segmento do ensino Médio (as Orientações Curriculares para o Ensino Médio Língua Inglesa e o Referencial Curricular para o Ensino de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul). O trabalho fundamentou-se principalmente nos estudos sobre globalização, educação, letramentos, linguística aplicada, políticas linguísticas e filosofia. Por meio de um trabalho colaborativo de três anos com três professoras de inglês, os dados foram coletados de gravações em áudio dos momentos de interação entre o pesquisador e as professoras colaboradoras na fase de discussão dos documentos oficiais. Foram ainda utilizados nas análises dos dados um palestra proferida pelas professoras, entrevista, diário de campo gravação dos depoimentos dos alunos, bem como o depoimento da diretora da escola. A análise fundamenta-se principalmente nos seguintes enfoques abordados neste trabalho: a descrição do contexto de ensino aprendizagem na escola participante; a verificação do que a discussão dos documentos oficiais pode informar sobre a prática das professoras; a discussão do ensino da língua inglesa em uma sociedade globalizada; a verificação sobre o conhecimento local e reconstrução deste a partir de um trabalho colaborativo entre escola pública e universidade e, por fim, o debate sobe a lógica de emancipação revisitada na formação de professores.
Titre en anglais
Negotiating and reconstructing knowledge and local practices: formation of English language teachers and official documents
Mots-clés en anglais
English language teaching
Globalization
Language policy
Literacies
Teacher education
Resumé en anglais
The current research of qualitative nature with collaborative and critical etnography characteristics aimed at investigating teacher education based on two official documents both addressed to the high school segment (Orientações Curriculares para o Ensino Médio Língua Inglesa; Referencial Curricular para o Ensino de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul). The work particularly focused on globalization, education, literacies, applied linguistics, language policy and philosophy. Under a three year collaborative work with three English teachers, data were gathered from audio recordings during the moments of interactions between the researcher and the teachers in the phase of document discussion. Furthermore, analyses have relied on lecturers delivered by the teachers, interviews, diaries and recordings of students´ reports as well as the school principal´s recorded reports. Analyses have addressed the following aspects raised in this study: Description of school teaching and learning contexts; investigation of what discussion of official documents can inform about teachers´ practices; discussion of English language teaching in a globalized society; local knowledge reconstruction through the collaboration between public school and university and, lastly, the logic of emancipation was revisited in the analysis of teacher education.
 
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Date de Publication
2013-11-08
 
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