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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2008.tde-08072008-150422
Documento
Autor
Nome completo
Fúlvio Torres Flores
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Betti, Maria Silvia (Presidente)
Guerra, Marco Antonio
Rabello, Ivone Dare
Título em português
Nem só bem-feitas, nem tão melodramáticas: 'The Children's Hour' e 'The Little Foxes', de Lillian Hellman
Palavras-chave em português
Melodrama
Peça bem feita
Teatro Norte- Americano
The Children´s Hour
The Little Foxes
Resumo em português
A proposta dessa dissertação é analisar as peças The Children´s Hour e The Little Foxes, de Lillian Hellman, pela primeira vez encenadas nos Estados Unidos em 1934 e 1939 respectivamente. A análise discute a forma da peça bem feita e a forma do melodrama nessas obras, assim como o conteúdo delas, a fim de identificar como a crítica social e as formas teatrais propostas pela dramaturga estão intrincadas. Com base em autores como Peter Szondi, essencial para se entender a dialética entre forma e conteúdo, Jean Marie Thomasseau, teórico do melodrama, e de outros que escreveram sobre a peça bem feita, procurou-se entender como Hellman valeu-se das próprias formas correntes da cultura dominante e da indústria cultural para investigar a sociedade capitalista norte-americana. Para a compreensão ampla de tais questões, foram analisados os textos dramatúrgicos, encenações, adaptações para cinema e televisão, tanto nos Estados como no Brasil. Hellman foi constantemente criticada pelas opções formais de suas obras, algo que é revelado pela fortuna crítica mais relevante que foi coletada e é apresentada nessa dissertação, servindo de suplemento para as análises. Lillian Hellman examinou o conservadorismo arbitrário e as estratégias de manutenção do capitalismo criticando a classe dominante através da utilização das formas teatrais privilegiadas por essa classe.
Título em inglês
Neither only well-made nor so melodramatic: 'The Children' s Hour' and 'The Little Foxes' by Lillian Hellman
Palavras-chave em inglês
Melodrama
North-American Theater.
The Children´s Hour
The Little Foxes
Well-Made Play
Resumo em inglês
This work aims to analyze Lillian Hellman's plays The Children´s Hour and The Little Foxes, which were first performed in the United States in 1934 and 1939 respectively. In addition to the content of these works, the analysis discusses the well-made play and the melodrama in order to identify how social criticism and these theater forms are interrelated, as proposed by her. Based on authors such as Peter Szondi, whose work is fundamental to understanding the dialectics between form and content, and Jean-Marie Thomasseau, a melodrama theorist, as well as others who wrote about the well-made play, this dissertation searches for a comprehension of how the playwright made use of the dominant culture's own forms to investigate North-American capitalist society. For a comprehensive understanding of such issues, the dramaturgical texts, performances, as well as film and television adaptations in both the United States and Brazil have been analyzed. Hellman was constantly criticized for the formal choices of her plays, something revealed in articles and essays by relevant critics. These criticisms are presented in this dissertation in order to supplement the analysis. Lillian Hellman criticized the dominant class' arbitrary conservatism and the strategies of capitalist maintenance by employing theater forms which were endowed by that class.
 
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Data de Publicação
2008-07-17
 
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