• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-07082007-151743
Document
Auteur
Nom complet
Adriana da Silva Araujo
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Mór, Walkyria Maria Monte (Président)
Anspach, Silvia Simone
Souza, Lynn Mario Trindade Menezes de
Titre en portugais
Literatura inglesa e norte americana e formação de professores em universidades particulares
Mots-clés en portugais
Educação literária
Formação de professores
Pedagogia crítica
Pós- modernidade
Transformação
Resumé en portugais
Essa pesquisa qualitativa investiga a leitura do texto literário em aulas de Literatura Inglesa e Norte Americana dentro do curso de Letras em universidades particulares da Grande São Paulo. A pesquisa observa o papel da leitura de textos literários ingleses e norte americanos, visando analisar a competência interpretativa dos alunos do ensino superior. Para tanto, foram observadas e analisadas aulas e entrevistados alunos e professores de literatura inglesa e Norte Americana. Essa pesquisa também dialoga com outras pesquisas que tiveram como foco a sala de aula de literaturas em língua inglesa no ensino universitário. Duas características se revelam nos dados sobre a educação literária: 1) a transmissão de dados relacionados com o texto literário e 2) a sala de aula de literatura ser vista pelos alunos apenas como um espaço onde se obter informações sobre literatura. Tais observações conduzem à percepção do predomínio da "reprodução de leituras" nessa área. Esses trabalho também apresenta resultados de experiências em que a interpretação e a construção de sentidos são enfatizadas nos estudos literários. A proposta pedagógica nas atividades dessas experiências parte da premissa de que as aulas de Literatura Estrangeira constituem um espaço transformador que pode contribuir para o crescimento crítico dos estudantes e para a formação de professores
Titre en anglais
English and North-American literatures and teachers development in private universities
Mots-clés en anglais
Critical pedagogy
Literary education
Postmodernity
Teacher development
Transformation
Resumé en anglais
This ethnography-based report attempts at researching the reading of literary texts in English and North American literature classes in undergraduate courses in private universities in São Paulo region. This research looks at the role of reading literary English and North American texts, focusing on the analysis of the interpretative competence of under graduate students. It is accomplished by class observations and analyses and interviews with university teachers and students of English and North American literature. This research also dialogues with previous researches that had focused the teaching of literature in English in Brazilian universities. Two main traits have shown out in the data about literary education: 1) the transmission of data related to the literary text and 2) the literary class seen by students as a place where they gather information about literature. As for that, the observations lead to the perception of the predominance of "reproductive reading" in the area. This research also presents the results of experiences in which the interpretation and the meaning construction are emphasized in the literary studies. The pedagogic proposal in the mentioned experiences looks at the literature classroom as site for promoting reflection, awareness, meaning construction, and critical sense which may contribute to the development of critical literacy of students and teachers-to-be
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.