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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2001.tde-03072002-231829
Documento
Autor
Nome completo
Monica Hermini de Camargo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira (Presidente)
Cevasco, Maria Elisa Burgos Pereira da Silva
Pontieri, Regina Lucia
Título em português
Versões do feminino: Virginia Woolf e a estética feminista.
Palavras-chave em português
estética literária
feminismo
grupo de Bloomsbury
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo analisar as condições e possibilidades do feminismo de Virginia Woolf à luz do momento sócio-econômico e cultural em que viveu e do qual foi um dos ícones. Por causa de sua formação e do panorama histórico da época, suas posições assumem um caráter extremamente ambíguo. Este estudo mostra que a autora oscila entre ser ícone de toda uma geração e outsider, romancista e crítica literária, intelectual e leitora comum, senhora das letras e feminista, crítica do gosto e proponente de uma nova estética literária, vitoriana esnobe e modernista. Tanto sua natureza criativa quanto os elementos propostos em sua estética literária resultam de sua visão de mundo e de sua relação ambígua com a realidade.
Título em inglês
Versions of the feminine: Virginia Woolf and the feminist aestheticism.
Palavras-chave em inglês
feminism
literary criticism
the Bloosbury group
Resumo em inglês
The aim of this dissertation is to analyze the conditions and possibilities of Virginia Woolf’s feminism in the light of the social, economical and cultural environment in which she lived and of which she became one of the icons. Because of her background and of the historical setting of her time, her positions take on an extremely ambiguous character. This study shows that the author bends from a whole generation icon to an outsider, from novelist to literary critic, from highbrow to common reader, from lady of letters to feminist, from “woman of taste" to proponent of a new literary aesthetics, from Victorian snob to modernist. Both her creative nature and the elements she suggests in her literary aesthetics result from her view of the world and from her ambiguous relationship with reality.
 
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tese.pdf (651.90 Kbytes)
Data de Publicação
2002-08-15
 
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