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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2018.tde-02022018-093129
Documento
Autor
Nome completo
Diana Sution Lee
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ilari, Mayumi Denise Senoi (Presidente)
Bevilacqua Sobrinho, Agenor
Ferreira, Carla Alexandra
Soares, Marcos Cesar de Paula
Título em português
O sonho americano em Pins and Needles
Palavras-chave em português
Agitprop
Grande Depressão
Revista musical
Sonho americano
Teatro norte-americano
Resumo em português
Esta dissertação tem como objetivo a análise do sonho americano em Pins and Needles. Criada na cidade de Nova Iorque em 1937 por dramaturgos ligados ao teatro de esquerda, a peça espalhou-se pelos Estados Unidos, angariou trabalhadores para os sindicatos, influenciou grupos amadores de teatro, parodiou shows populares e satirizou eventos da Grande Depressão, mostrando um humor incomparável. Nos quesitos histórico e cultural, a peça mais popular da década de 1930 é única, por ser representante do apogeu do Movimento Teatral dos Trabalhadores Americanos e da Frente Popular durante o Novo Acordo. Através do que denominamos de os quatro eixos ideológicos do sonho americano, estudamos como o texto dramatúrgico de Pins and Needles, na sua mistura de agitprop e revista musical, questiona se haveria de fato para os trabalhadores igualdade de oportunidades, direito à vida, liberdade e busca da felicidade, (possibilidade de) atuação e mobilidade social como recompensa do trabalho árduo, ajudando-nos a reconceptualizar a ideologia da nação norte-americana.
Título em inglês
The american dream in Pins and Needles
Palavras-chave em inglês
Agitprop
American dream
American theater
Great Depression
Musical revue
Resumo em inglês
This dissertation aims at analyzing the American dream in Pins and Needles. Originated in the city of New York in 1937 by playwrights connected to the theater of the left, the play spread throughout the United States, attracted workers to the labor unions, influenced amateur theater groups, parodied popular shows and satirized Great Depression events, by using an incomparable humor. In the historical and cultural requisites, the most popular play in the 1930s is unique, by being the representative of the apogee of the American Workers Theater Movement and of the Popular Front during the New Deal. By observing what we call the four ideological axes of the American dream, we study how the dramaturgical text of Pins and Needles, in its blend of agitprop and musical revue, questions if really there were equality of opportunities, right to Life, Liberty, and the pursuit of Happiness, agency and social mobility as a result of hard work to the workers, helping us to reconceptualize the ideology of the American nation.
 
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Data de Publicação
2018-02-02
 
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