• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-29082012-093335
Document
Auteur
Nom complet
Maria Elisabeth Vitullo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Dahlet, Veronique Marie Braun (Président)
Delibo, Juarez Antonio
Fochi, Eliana Magrini
Leite, Marli Quadros
Mouzat, Alain Marcel
Titre en portugais
O papel da gramática no ensino e na aprendizagem de francês - língua estrangeira: importância, função e delimitação
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Ensino
Francês - língua estrangeira
Gramática
Resumé en portugais
Este trabalho discute o espaço destinado à gramática e sua complexidade no processo de ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira, em meio institucional. Para tanto, a pesquisa contempla desde um estudo retrospectivo do aprendizado de línguas estrangeiras desencadeado pela simples necessidade das trocas sociais, até a sistematização e surgimento de métodos de ensino, observando sempre a relevância da gramática no pensamento linguístico e pedagógico. Na sequência, apresenta uma revisão de metodologias modernas de francês para estrangeiros, com destaque na abordagem e no tratamento dado a pontos gramaticais selecionados de livros didáticos da área. Em seguida, investiga o que pode ser considerado o cerne do trabalho: a concepção, a importância e o enfoque conferidos à gramática no desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Tal investigação foi feita por meio de questionários aplicados a professores e alunos bem como de observações de aulas. O intuito foi o de abranger várias situações pedagógicas a fim de obter-se maior confiabilidade nos resultados. Finalmente, a tese pretende mostrar o lugar destinado à gramática no ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira.
Titre en anglais
The role of grammar in the teaching and learning of French as a foreign language: importance, function and delimitation
Mots-clés en anglais
French as a foreign language
Grammar
Learning
Teaching
Resumé en anglais
This study aims at discussing the issue of teaching and learning French as a foreign language, more specifically, the role of grammar and its complexity in such process in institutional environments. In order to achieve its goals, this research starts with a retrospective study of foreign language learning, triggered by the simple need for social exchanges until the systematization and development of teaching methods, considering the relevance of grammar in the linguistic and pedagogical thinking. It also presents a review of modern teaching methods of French for foreigners, with emphasis on the approach given to grammar as well as the way to cope with it in related textbooks. Then, it investigates what can be considered the core of this study: the concepts, the importance and the focus on grammar in the development of the teaching and learning process. The investigation was conducted by applying questionnaires to teachers and students, as well as class observation. The aim was to comprise the context taken into account in order to obtain more reliable results to the analysis. Finally, it intends to show the role of grammar in the teaching and learning of French as a foreign language.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-08-29
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Aquisição das linguas e pesquisas em pontuação. Linha d' Água, 1999, vol. 14, p. 75-85.
  • DAHLET Véronique. A pontuaçao e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, 2006, vol. 1, p. 287-314.
  • DAHLET Véronique. A pontuação e sua metalinguagem gramatical. Revista de Estudos da Linguagem, 2002, vol. 10, nº 1, p. 29-41.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. O proceder da pesquisa: quais as relações entre problematica, dissertação e corpus?. Letras (Santa Maria), 2002, vol. 21, p. 127-132.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Discursos gramaticais e ensino da pontuação. In XVIII Jornada do GELNE, Fortaleza, 2000. Revista do GELNE.Fortaleza : UFC, 2001.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Faire des paragraphes: une problématique de l'acquisition en LM et LE. In XIV Congrès brésilien des professeurs de français, Belém, 2003. Le français en Amazonie, le français au Brésil: passé, présent, avenir. : Associação dos Professores de Francês, 2003. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Organiser son écrit en paragraphes: une activité métadiscursive. In XIII SEDIFRALE. Français et modernité, LIMA, 2003. Sedifrale XIII. Français et modernité. Programme., 2003. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Porque fazer parágrafos? Uma abordagem para a análise e o ensino da escrita. In 54º Seminário do GEL, Araraquara, 2006. GEL. Caderno de resumos.Araraquara : UNIP / UNESP, 2006. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Paragraphe, textualité et processus rédactionnels en langues 1 et 2. In Colloque International 3Le texte: modèles, méthodes, perspectives, Cluj-Napoca, 2008. Directions acuelles en linguistique du texte.Cluj-Napoca : CAsa Cartii de Stiinta, 2010.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Um caso exemplar no debate entre escrito e falado : a pontuação. In XLIX Seminario GEL, Marilia, 2001. XLIX Seminario. Programação e resumos.Marilia : Fundação Euripides Soares da Rocha, 2001. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Grammaires et variations en langue. In Véronique BRAUN DAHLET. Ciências da linguagem e didatica das linguas. Organizador. Sao Paulo : HUMANITAS, 2011{Volume}, p. 12-394.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-29082012-093335/
  • BRAUN DAHLET, Véronique. As (man)obras da pontuação. Usos e significações. São Paulo : Associação Editorial Humanitas / Fapesp, 2006{Volume}.{Serie}
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.