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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-26072011-134456
Documento
Autor
Nome completo
Henrique de Toledo Groke
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Pino, Claudia Consuelo Amigo (Presidente)
Damato, Diva Barbaro
Scarpelli, Marli de Oliveira Fantini
Título em português
despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da Relação
Palavras-chave em português
Édouard Glissant
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Opacidade
Relação
Resumo em português
Trata-se aqui de uma aproximação entre João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor brasileiro, e Édouard Glissant (1928-2011), filósofo, romancista, poeta e crítico martinicano. Os textos escolhidos para tal aproximação foram o Grande sertão: veredas (1956) e a produção ensaística de Glissant de modo geral. Pretendi identificar e analisar ressonâncias entre a escrita de ambos. Consideraram-se primeiramente as extrapolações de seus gêneros originais, ficção e ensaio, e como muitas vezes procediam paralelamente no trabalho da linguagem e sua implicação política, isto é, a relação entre ética e estética. Longe de formalismos, os autores entendem a expressão como intimamente ligada ao seu conteúdo e assim assumem a opacidade da linguagem, potencializando seu aspecto poético e retirando-a de práticas automatizadas ou instrumentais. Investigou-se principalmente: (1) a partir de Deleuze e Guattari, a concepção rizomática do texto e suas linhas de fuga; (2) a situação narrativa em Grande sertão: veredas; e (3) a partir da noção de opacidade de Glissant, sua realização como procedimento estético na contaminação do tratamento do espaço ficcionalizado.
Título em inglês
Without covenant in diverse Grande Sertão: veredas an poetics of the relantionship
Palavras-chave em inglês
Édouard Glissant
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Opacity
Relation
Resumo em inglês
This text aims at showing how an approach between the Brazilian writer João Guimarães Rosa (1908-1967) and the philosopher, novelist, poet and martiniquais literary critic Édouard Glissant (1928-2011) is possible. The texts chosen for such a reading were Grande sertão: veredas (1956) and Glissants essay production as a whole. Using those texts as a springboard, we intended to identify and analyze resonances between their writing procedures. First, it was considered their distancing from their original fictional and essayist genres. After that, our attention was drawn to the similar way in which they utilize language and understand its political implications that is the relationship between aesthetics and ethics. Far from being mere formalists, the authors seem to believe that there is an intimate relationship between expression and its content. This leads them to assume the opacity of language, bringing to the fore its poetical aspect and removing it from automatized or instrumental practices. Our efforts were concentrated on investigating: (1) the notion, drawn from Deleuze and Guattari, of rhizomatic text and its escape lines; (2) the narrative situation in Grande sertão: veredas; and (3) Glissants opacity notion and its accomplishment as an aesthetic procedure especially in the way fictional space is treated
 
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Data de Publicação
2011-07-26
 
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