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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-18092015-125151
Documento
Autor
Nome completo
Livia Cristina Eccard Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Massaro, Paulo Roberto (Presidente)
Lousada, Eliane Gouvêa
Vieira, Denise Radanovic
Título em português
A mediação no ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças: francês em múltiplas linguagens
Palavras-chave em português
Corpo
Desenvolvimento infantil
FLE
Mediação
Múltiplas linguagens
Resumo em português
A partir do conceito de mediação sustentado por Vigotski (1998), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a interveniência de um fantoche agente mediador - no processo de apropriação da língua francesa por crianças em fase de aquisição da escrita, bem como sobre as contribuições que atividades didáticas concebidas a partir de múltiplas linguagens poderiam trazer para o desenvolvimento infantil ao estimular as inteligências plurais (GARDNER, 1994). Para tanto, realizamos um estudo de caso, caracterizado pela elaboração e condução de uma oficina experimental de língua francesa com crianças de 6 a 8 anos inscritos em duas instituições (uma paraescolar e outra escolar), situadas ambas no município de Nova Friburgo, cidade do Estado do Rio de Janeiro, colonizada por imigrantes suíços no século XIX. Como metodologia de pesquisa, servimo-nos da análise qualitativa de dados, obtidos através de vídeo-gravações da oficina e do diário de itinerância da pesquisadora professora animadora. Os resultados mostram não apenas as relações criadas entre as crianças e o agente mediador, mas também suas atitudes face à gama de atividades ludo-corporais oferecida pela professora-animadora.
Título em inglês
The foreign language for children teaching/learning mediation: French in multiple languages
Palavras-chave em inglês
Body
Child development
FLE
Mediation
Multiple languages
Resumo em inglês
From the concept of mediation sustained by Vigotski (1998), this research proposes a thought about the intervention of a puppet - mediating agent - in the process of appropriation of the French language by children in writing acquisition phase, as well as about the contributions that didactic activities conceived from multiple languages could bring to child development by stimulating the multiple intelligences (GARDNER, 1994). For such, we conducted a case study, characterized by the elaboration and leading of an experimental workshop of the French language with children of ages from 6 to 8 enrolled in two institutions (school and after-school) both situated in Nova Friburgo, a city in the state of Rio de Janeiro, colonized by Swiss immigrants in the 19th century. As research methodology we made use of the qualitative data analysis, obtained from video-recordings of the workshop and logbook of the researcher professor animator. The results do not show only the bond created between the children and the mediating agent, but also their attitudes face the range of ludo-bodily activities offered by the teacher.
 
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Data de Publicação
2015-09-18
 
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