• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-17062013-122355
Documento
Autor
Nome completo
Roberta Miranda Rosa Hernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Costa, Heloisa Brito de Albuquerque (Presidente)
Kenski, Vani Moreira
Pietraroia, Cristina Moerbeck Casadei
Título em português
Frânces Língua Estrangeira online: o papel do professor na concepção e realização de um curso em uma plataforma síncrona
Palavras-chave em português
Concepção
Educação online
Francês língua estrangeira
Papel do professor
Percursos de navegação
Resumo em português
O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em ambientes virtuais apresenta, como questão central de reflexão e pesquisa, os aspectos teórico-metodológicos que envolvem a concepção de cursos e, sobretudo, as mudanças no papel do professor e do aluno na sala virtual. Esta pesquisa, desenvolvida no contexto de um curso-piloto online de Introdução ao Francês como Língua Estrangeira, realizada em uma escola privada de idiomas localizada na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, tem como objetivo principal discutir as questões que envolvem a concepção e a realização de um curso online de francês, predominantemente na plataforma síncrona Elluminate, sob o ponto de vista da análise papel do professor. Como princípio metodológico orientador, adotamos a pesquisa-ação, que apresenta como uma de suas características a participação do pesquisador. Para analisar e discutir os dados obtidos na pesquisa, utilizamos como referencial teórico noções ligadas à organização da Internet; ao ensinar e ao aprender virtual; a possíveis abordagens pedagógicas, dentre elas o estar junto virtual (Valente, 2003), que se aproxima da abordagem por tarefas proposta pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECRL) e concretizada pela realização de Feuilles de Route (Mangenot; Louveau, 2006); aos planos e sujeitos envolvidos na elaboração e realização de um curso online.
Título em inglês
French as a Foreign Language online: the teacher's role in designing and developing a course in a synchronous platform
Palavras-chave em inglês
Design
French as a foreign language
Navigation
Online education
Teacher's role
Resumo em inglês
The foreign language teaching and learning on virtual environments present, as a central reflection and research question, the theoretical and methodological aspects that involve the course design and, mainly, the changes in the role of both teacher and student in the virtual class. This research, developed in the context of an online Introduction to French as a Foreign Language pilot course, implemented at a Sao Bernardo do Campo city language institute, in the state of Sao Paulo, aims at discussing the issues that involve the design and development of an online French course, mainly on the synchronous platform Elluminate, based on the analysis of the teacher's role. We had the research-action as the main methodological principle, which presents the researcher's participation as one of its characteristics. In order to analyze and discuss the research data, we used theoretical references related to Internet organization, to virtual teaching and learning, to possible methodological approaches - for example, the estar junto virtual (Valente, 2003), which is similar to the task-based approach proposed by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) and developed by the Feuilles de Route (Mangenot; Louveau, 2006) -, and to the plans and people involved in the course design and development.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.