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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-14092012-092944
Documento
Autor
Nome completo
Walter Mendes dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Passos, Gilberto Pinheiro (Presidente)
Amaral, Gloria Carneiro do
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Mendes, Maria Lúcia Dias
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Título em português
O intertexto balzaquiano em Recordações do Escrivão Isaías Caminha
Palavras-chave em português
Honoré de Balzac
Intertextualidade
Lima Barreto
Relações França-Brasil
Romance
Resumo em português
Esta tese de doutorado pretende fazer uma releitura do romance de estreia de Lima Barreto, Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Dividida em quatro capítulos, o presente trabalho questiona a visão da crítica literária tradicional que analisa o livro como mero romance de chave com traços autobiográficos, uma leitura válida porém incompleta. Em seu lugar, o autor propõe uma interpretação intertextual do romance barretiano com Illusions Perdues, de Honoré de Balzac, do qual Lima Barreto faz um aproveitamento criativo da trajetória do protagonista e de temas como o mito de Napoleão, o homem de província na Capital e a crítica à imprensa industrial moderna. Também se apontam a presença de elementos de outras obras da literatura francesa e ocidental em Recordações do Escrivão Isaías Caminha, num grau menor que o do intertexto balzaquiano, e o processo de articulação dessas conexões usado por Lima Barreto para denunciar as contradições sociais da Primeira República Brasileira (1889-1930).
Título em inglês
The Balzatian Intertext in Recordações do Escrivão Isaías Caminha, by Lima Barreto
Palavras-chave em inglês
France-Brazil relations
Honoré de Balzac
Intertextuality
Lima Barreto
Novel
Resumo em inglês
This PhD thesis aims to stablish a new approach for the first Lima Barreto's novel Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Divided into four chapters, this work discusses the traditional view of literary criticism that analyzes the book as a mere roman à clef with autobiographical traits, an important but incomplet reading. Instead, the author proposes an intertextual approach between the Lima Barreto's novel with Illusions Perdues, by Honoré de Balzac, from which the Brazilian writer does a creative use of the protagonist's trajectory and themes like the myth of Napoleon, the provincial man in the Capital and the criticism against the modern industrial press. It's pointed out as well the presence of elements of other works from French and Western literatures in Recordações do Escrivão Isaías Caminha, in a smaller degree than the Balzatian intertext, and the process of articulation of these connections used by Lima Barreto to denounce the social contradictions from the First Brazilian Republic (1889-1930).
 
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Data de Publicação
2012-09-14
 
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