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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-14092012-092944
Document
Auteur
Nom complet
Walter Mendes dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Passos, Gilberto Pinheiro (Président)
Amaral, Gloria Carneiro do
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Mendes, Maria Lúcia Dias
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Titre en portugais
O intertexto balzaquiano em Recordações do Escrivão Isaías Caminha
Mots-clés en portugais
Honoré de Balzac
Intertextualidade
Lima Barreto
Relações França-Brasil
Romance
Resumé en portugais
Esta tese de doutorado pretende fazer uma releitura do romance de estreia de Lima Barreto, Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Dividida em quatro capítulos, o presente trabalho questiona a visão da crítica literária tradicional que analisa o livro como mero romance de chave com traços autobiográficos, uma leitura válida porém incompleta. Em seu lugar, o autor propõe uma interpretação intertextual do romance barretiano com Illusions Perdues, de Honoré de Balzac, do qual Lima Barreto faz um aproveitamento criativo da trajetória do protagonista e de temas como o mito de Napoleão, o homem de província na Capital e a crítica à imprensa industrial moderna. Também se apontam a presença de elementos de outras obras da literatura francesa e ocidental em Recordações do Escrivão Isaías Caminha, num grau menor que o do intertexto balzaquiano, e o processo de articulação dessas conexões usado por Lima Barreto para denunciar as contradições sociais da Primeira República Brasileira (1889-1930).
Titre en anglais
The Balzatian Intertext in Recordações do Escrivão Isaías Caminha, by Lima Barreto
Mots-clés en anglais
France-Brazil relations
Honoré de Balzac
Intertextuality
Lima Barreto
Novel
Resumé en anglais
This PhD thesis aims to stablish a new approach for the first Lima Barreto's novel Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Divided into four chapters, this work discusses the traditional view of literary criticism that analyzes the book as a mere roman à clef with autobiographical traits, an important but incomplet reading. Instead, the author proposes an intertextual approach between the Lima Barreto's novel with Illusions Perdues, by Honoré de Balzac, from which the Brazilian writer does a creative use of the protagonist's trajectory and themes like the myth of Napoleon, the provincial man in the Capital and the criticism against the modern industrial press. It's pointed out as well the presence of elements of other works from French and Western literatures in Recordações do Escrivão Isaías Caminha, in a smaller degree than the Balzatian intertext, and the process of articulation of these connections used by Lima Barreto to denounce the social contradictions from the First Brazilian Republic (1889-1930).
 
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Date de Publication
2012-09-14
 
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