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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-13042015-173849
Documento
Autor
Nome completo
Viviane Araújo Alves da Costa Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pino, Claudia Consuelo Amigo (Presidente)
Jorge, Veronica Galindez
Ramos, Luiz Fernando
Silva, Carla Cavalcanti e
Zanoto, Sergio Augusto
Título em português
Ionesco crítico em "Da teoria da derrisão à derrisão da teoria"
Palavras-chave em português
Crítica genética
Crítica literária
Eugène Ionesco
Notes et contre-notes
Teatralidade
Resumo em português
O escritor Eugène Ionesco é um dos expoentes do teatro francês do século XX. Bastante conhecido por sua produção dramática de maneira especial, pelas peças La Cantatrice chauve e Rhinocéros , sua obra não se restringe, no entanto, à dramaturgia. Polemista, o autor escrevia textos de caráter ensaístico, muitas vezes em defesa da própria obra, e os publicava em jornais e revistas franceses, como Arts ou la Nouvelle Revue Française. Alguns desses textos, além de fragmentos de diário e notas acerca de suas peças, estão recolhidos sob o título Notes et contre-notes, publicado originalmente em 1962, obra que permite entrever o perfil crítico de Ionesco e as reflexões em relação ao fazer literário. O trabalho de pesquisa proposto consiste, pois, na análise dos textos que compõem Notes et contre-notes, buscando pensar uma teoria do teatro da derrisão, que se constrói dia a dia, por meio dos debates com a crítica em jornais e revistas. Da mesma maneira que existe na base das reflexões do dramaturgo uma ideia do teatro que as determina, também vemos no ataque/defesa em relação aos críticos uma ideia da crítica, anterior mesmo à sua produção dramática e que a extrapola amplamente. Para a investigação que ora proponho, acredito inverter o que seria o caminho mais habitual, da teoria ao texto teatral: aqui, penso de que maneira a teatralidade está implicada no perfil crítico de Ionesco. A pesquisa dos manuscritos do autor no Fundo Ionesco constituiu, nesse sentido, importante fonte para refletir sobre movimentos de escritura. A derrisão, expressa pela paródia dos modelos tradicionais, parece participar tanto da obra dramática quanto da obra crítica do escritor.
Título em inglês
Critical Ionesco in "The derision theory to the derision of the theory".
Palavras-chave em inglês
Eugène Ionesco
Genetic criticism
Literary criticism
Notes et contre-notes
Theatricality
Resumo em inglês
Eugène Ionesco is one of the most important writers of the French Theatre in the XXth century. Known by his dramatic production especially the plays The Bald Soprano and Rhinoceros his work is not restricted to drama. The polemic author used to write essays to defend his own work and published them in French newspapers and magazines, like Arts or la Nouvelle Revue Française. Some of these texts, besides journal fragments and notes about his plays, were collected in Notes et contre-notes, published in 1962. In this book, Ionescos critic profile and his reflections on literary writing are in evidence. This thesis analyses the texts that compose Notes et contre-notes, trying to think about a theory of the theater of derision which is constructed day by day, through discussions with the critics in journals. In the same way there is underlying the discussions of the playwright an idea of the theater, we can also notice in the attack/defense in relation to critics an idea of criticism. Following the investigation, I reverse the traditional way, from the theory to the theatrical text: I try to identify how theatricality is implicated in Ionescos critic profile. The manuscripts research of the author in the Fonds Ionesco is an important source to discuss writing procedures. Expressed by parody of the traditional examples, derision seems to take part in both dramatic and critic work of the writer
 
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Data de Publicação
2015-04-13
 
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