• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-08012013-155505
Documento
Autor
Nombre completo
Tereza Cristina Bulla
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Dahlet, Veronique Marie Braun (Presidente)
Bedê, Ana Luiza Reis
Mouzat, Alain Marcel
Título en portugués
Ritmo e escrita em L'innommable, Comment c'est e Compagnie de Samuel Beckett
Palabras clave en portugués
Escrita
Pontuação
Ritmo
Samuel Beckett
Sintaxe
Resumen en portugués
A escrita é uma ferramenta poderosa utilizada pelo homem desde que ele descobriu que poderia se comunicar sobre um suporte fixo e não somente pela fala. Ao longo dos anos, o homem desenvolveu essa ferramenta e o suporte onde ela era inserida, transformando e desenvolvendo ambos através de papiros, pergaminhos e códices, até chegar à imprensa, que revolucionou de vez a escrita com a introdução dos sinais de pontuação na mesma. Com o passar dos anos e com o advento da literatura moderna, o suporte textual foi cada vez sendo mais valorizado e trabalhado, até chegarmos a escritores modernos como Samuel Beckett. Mas por que ritmo e escrita? Porque ambos estão intimamente relacionados: não existe escrita sem ritmo. De fato, não há discurso sem ritmo, pois ele é organizado pelo ritmo. Assim, a sintaxe e a pontuação fazem parte do jogo rítmico textual. Pode-se dizer que ritmo, sintaxe e pontuação formam uma tríade poderosa e analisar esses elementos nos três últimos romances de Samuel Beckett é um trabalho importante para se mostrar um trabalho inovador com o ritmo e a escrita.
Título en inglés
Rhythm and writing in L'innommable, Comment c'est, and Compagnie de Samuel Beckett
Palabras clave en inglés
Punctuation
Rhythm
Samuel Beckett
Syntax
Writing
Resumen en inglés
Writing is a powerful tool used by man since he discovered he could communicate on a fixed support, not only through speech. Over the years, man has developed this tool and support where it was inserted, transforming and developing both through papyrus scrolls and codices, until you get to the press, which revolutionized the writing of time with the introduction of punctuation marks in it. Over the years and with the advent of modern literature, the textual support was increasingly being more valued and worked until we reach modern writers as Samuel Beckett. But why rhythm and writing? Because both are intimately related: there is no writing without rhythm. In fact, there is no speech rhythm as it is organized by the rhythm. Thus, syntax and punctuation are part of textual rhythm game. You could say that rhythm, syntax and punctuation form a powerful triad and analyze these elements in the last three novels of Samuel Beckett is an important job to show innovative work with the rhythm and writing.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-01-08
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. La narration chez Robert Pinget ou la résorption du personnage. Lubelskie Materialy Neofilologiczne, 1983, vol. 1, p. 25-33.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. La voix de l'écriture, l'écoute du sens. Língua e Literatura (USP), 1995, vol. 21, p. 179-189.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Robert Pinget ou une écriture à écouter. Parcours Percursos, 1994, vol. 2, p. 71-78.
  • DAHLET Véronique. As fissuras da linguagem literária. Revista da ANPOLL , 2007, vol. 23, p. 395-412.
  • DAHLET Véronique. La ponctuation et les reprises de l'indicible. Linx (Nanterre), 1998, vol. Especi, p. 21-29.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Le mirage de l'aveugle. A propos de Fable, de Robert Pinget. La Chouette, 1987, vol. 19, p. 64-69.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. O dizer em silêncio: as reticências. In I Seminario Nacional de lingüistica e lingua portuguesa. Discurso, sociedade e ensino, Goiânia, 1995. Anais do I Seminario Nacional de lingüistica e lingua portuguesa.Goiânia : DLM/Universidade Federal de Goias, 1995.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Pontuação, sentido e efeitos de sentido. In XLV Seminario do GEL, Campinas, 1997. Estudos Lingüisticos. Anais do Seminario do GEL.São José do Rio Preto : UNESP/IBILCE, 1998.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Um caso exemplar no debate entre escrito e falado : a pontuação. In XLIX Seminario GEL, Marilia, 2001. XLIX Seminario. Programação e resumos.Marilia : Fundação Euripides Soares da Rocha, 2001. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. Trois formes d'intertextualité dans l'oeuvre romanesque de Robert Pinget: le ragot, le syntagme figé, la citation. In Coloquio Nacional Lingüstica do discurso, Mogilany, 1983. Zeszyty Naukowe Uniwersytetu Jagiellonskiego.Cracovia : Universidade de Cracovia, 1985.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. O espaço gráfico: um lugar de cooperação entre estilo e interação. In XIII Congreso Internacional de la Asociacion de Linguistica y Filologia de América Latina (ALFAL), São José, 2002. Resumenes de Ponencias.San José : Universidad de Costa RIca, 2002. Resumo.
  • BRAUN DAHLET, Véronique. A entonação no dialogismo bakhtiniano. In Beth Brait. Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Organizador. Campinas : Editora da Unicamp, 1997{Volume}. cap. 1, p. 263-279.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012013-155505/
  • BRAUN DAHLET, Véronique. La ponctuation causeuse de voix. Le Libera, Cette Voix. In Jean-Claude Liéber, et Madeleine Renouard. Le chantier Robert Pinget. Organizador. Paris : Jean-Michel Place, 2000{Volume}. chap. 1, p. 59-71.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012013-155505/
  • DAHLET Véronique. Ponctuation et énonciation. Guyane : IBIS ROUGE EDITIONS, 2003{Volume}.{Serie}
  • BRAUN DAHLET, Véronique. A linguagem, as línguas e o lugar do sujeito. In Débora Massmann, e Greciely Costa. Linguagem e historicidade. Organizador. Campinas : RG Editores, 2013{Volume}. cap. 1, p. 77-96.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08012013-155505/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.