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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-07112007-131021
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Milene Torres
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes (Presidente)
Abramo, Maria Augusta Bernardes F Weber
Maretti, Maria Lidia Lichtscheidl
Título em português
Escritura da perda: um tempo não-reconciliado em Bandeira e Apollinaire
Palavras-chave em português
Amor
Infortúnio
Melancolia
Reminiscência
Tempo
Resumo em português
Tendo em vista a influência confessa da poética apollinairiana nas primeiras produções de Manuel Bandeira, o que, em hipótese alguma, se deve a uma leitura positivista segundo a escola francesa tradicional, propomos a análise temático-comparativa de poemas retirados da obra A cinza das horas ( 1917 ) e de Alcools (1913 ). O estudo vem se dando a partir da recorrência motívica central do tempo, presente em ambos os poetas, que traduzem os seus desgostos íntimos através de uma linguagem sentimentalmente artística e expressiva em que o amor canta a morte. A dor, o tédio, a solidão e a melancolia são os sentimentos que sustentam essa condição poética desditosa, buscando resgatar aquilo que findou por meio de um tempo mítico, haja vista que este será eternamente não-reconciliado, estando o olhar poético direcionado para um passado que traz reminiscências dolorosas. Além disso, nossa preocupação é a de observar como esse tema é representado em seus vários subtemas, bem como nas diferentes formas poéticas que constituem nosso corpus de análise.
Título em inglês
Bandeira e Apollinaire's tematic and comparativel analysis
Palavras-chave em inglês
Bad luck
Love
Melancholia
Remains
Time
Resumo em inglês
As we have the known influence of the Apollinaire poetry at the first production of Manuel Bandeira, which is based on the reading of the positivism according to the traditional french school, the main aim of this research is to analyse tematic and comparatively the poems taken from the works A cinza das horas (1917) and Alcools. The cited research has been developed through the central constant motive of the time, being held at both poets' works, which translate their inner disgustings throughout the sentimental-artistic and the expressive language, where the love sings the death. The pain, the tedium, the lonely and the melancholia are the feelings that supply such unfortunate poetic condition, trying this way to recollect what is over through a mythical time, remembering that such time will never be recuperated, through a poetic sight focused on the past which brings painful remains. Nevertheless, our main concern is to observe how such theme is represented in its assorted subthemes, as well as how the different poetic forms are built in our analysis.
 
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Data de Publicação
2007-11-09
 
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