• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-06112019-185051
Documento
Autor
Nombre completo
Tatiana Barbosa Cavalari
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Pino, Claudia Consuelo Amigo (Presidente)
Arbex, Márcia Maria Valle
Féres, José Roberto Andrade
Vidal, Paloma
Título en portugués
Os lugares: espaços de criação autobiográfica na obra de Perec
Palabras clave en portugués
Autobiografia
Espaços
Georges Perec
Lugares
Memória
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é refletir sobre algumas obras criadas a partir da influência de um projeto autobiográfico central do escritor Georges Perec, intitulado Lieux. Trata-se de um projeto que começou no início de 1969 e ficou inacabado, segundo a maioria dos críticos perecquianos (sobretudo o especialista Philippe Lejeune, em sua obra La mémoire et l'oblique, de 1991). Nossa análise tenta desfazer a ideia de abandono do projeto, pensando mais na sua transformação em outros modos de expressão artística. Durante doze anos, Perec desejava visitar doze lugares e descrevê-los a partir de um processo de escrita duplo: a primeira série descrita no próprio lugar, realizando anotações do que via e, uma segunda, a partir de suas memórias em relação a esses lugares. Todavia, durante o projeto, as descrições diminuem e os lugares observados passam a servir de inspiração para a criação de outros projetos autobiográficos, partindo da ideia do projeto original. Todos esses outros projetos surgem a partir de Lieux e do envelhecimento da sua própria memória, observando e descrevendo os lugares, mas também transformando-os em imagens, registros sonoros, poesia, fotografia, entre outros. Perec cria, então, uma autobiografia oblíqua, a partir da observação do outro: seja no momento em que observa o infraordinário nas ruas de Paris, seja no momento em que cria um filme sobre sua infância (é o caso de Les lieux dune fugue, por exemplo, que não utiliza nenhum personagem como protagonista, nem mostra sua imagem), ou seja, ele cria histórias autobiográficas a partir do olhar do outro, uma espécie de autobiografia em terceira pessoa, em uma espécie de escrita capaz de representar a inquietude de Perec para falar de si mesmo.
Título en inglés
The places: spaces of autobiographical creation in Perec's work
Palabras clave en inglés
Autobiography
Georges Perec
Memory
Places
Spaces
Resumen en inglés
This work aims to reflect on some works created from the influence of a central autobiographical project of the writer Georges Perec, entitled Lieux. It is a project that began in early 1969 and was unfinished, according to the majority of his critics (especially the expert Philippe Lejeune, in his work La mémoire et l'oblique, 1991). Our analysis attempts to undo the idea of abandoning the project, thinking more about its transformation into other modes of artistic expression. For twelve years, Perec wanted to visit twelve places and describe them from a double writing process: the first series described in the place, making notes of what he saw, and a second, from his memories of those places. Nevertheless, during the project, the descriptions diminish and the observed places serve as inspiration for the creation of other autobiographical projects, starting from the idea of the original project. All these other projects emerge from Lieux and the aging of his own memory, observing and describing the places, but also transforming them into images, sound records, poetry, photography, among others. Perec then creates an oblique autobiography, based on the observation of the other: either when he observes the infidelity on the streets of Paris, or when he creates a film about his childhood (such as Les lieux d'une fugue, for example, that does not use any character as protagonist, nor shows his image), ie he creates autobiographical stories from the other's look, a kind of third-person autobiography, a kind of writing capable of representing the Perec's restlessness to speak of himself.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.