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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-25102016-140340
Documento
Autor
Nome completo
Luana Cristina Biondo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Hosiasson, Laura Janina (Presidente)
Arnaiz, Idalia Morejón
Zaldivar, Francisco Ernesto Zaragoza
Título em português
A excêntrica literatura de Felisberto Hernández: memória e mistério como agentes de um estilo raro
Palavras-chave em português
Felisberto Hernández
Literatura hispano-americana século XX
Literatura uruguaia
Memória
Onirismo
Resumo em português
Esta pesquisa analisa algumas das características temáticas e formais que compõem a obra do autor uruguaio Felisberto Hernández (1902-1964). Pelo fato de resistir a diferentes classificações genéricas, esta obra apresenta muitas divergências entre consagradas vozes críticas como: Echavarren (1981), Ángel Rama (1968, 1985), Jorge Bernardo Rivera (1996), José Pedro Díaz (1991, 2000), Davi Arrigucci Jr. (2006). A partir disso, este estudo pretende discutir os pontos que evidenciam sua excentricidade em seu contexto de produção (no que diz respeito à literatura uruguaia da primeira metade do século XX) e também analisar certos procedimentos narrativos que, em um permanente fluir de memórias, revelam um estilo bastante peculiar (raro) como se verifica na animização dos objetos, nos múltiplos processos de fragmentação (da consciência e do corpo) e na atmosfera onírica.
Título em inglês
The eccentric literature of Felisberto Hernández: memory and mystery as agents of a rare style
Palavras-chave em inglês
20th century Spanish American literature
Felisberto Hernández
Literary oneiric
Memory
Uruguayan literature
Resumo em inglês
This research examines some of the thematic and formal aspects that constitute the work of Uruguayan writer Felisberto Hernández (1902-1964). For its resistance to any formal classification, this narrative world has challenged divergent and renowned critical voices such as Roberto Echavarren´s (1981), Ángel Rama´s (1968, 1985), Jorge Bernardo Rivera´s (1996), José Pedro Díaz´s (1991, 2000) and Davi Arrigucci Jr.´s (2006). From this point on, the present study aims to discuss some of the points that demonstrate its eccentricity inside its production context (that of the first half of 20th century Uruguayan Literature) and to analyze some of the narrative procedures which, in a permanent flow of memories, reveal a quirky (rare) style verified in the use of animated objects, multiple fragmentation processes (of consciousness and body) and its oneiric atmosphere.
 
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Data de Publicação
2016-10-25
 
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