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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-24102011-132520
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Glaydson Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Olmos, Ana Cecilia Arias (Presidente)
Hardman, Francisco Foot
Natali, Marcos Piason
Título em português
Condições e forjaduras da linguagem para a poesia épica moderna em Altazor de Vicente Huidobro
Palavras-chave em português
Altazor
Gênero épico
Linguagem
Modernidade
Vicente Huidobro
Resumo em português
Esta dissertação realiza uma leitura do poema Altazor (1931) de Vicente Huidobro assumindo as postulações do gênero épico e suas condições de desenvolvimento na modernidade. Nesse período, sobretudo desde o séc. XIX até as Vanguardas ou até hoje, se encontram importantes obras que põem em circulação tal gênero, mesmo contra as formulações metafísicas que o consideravam como um espaço discursivo impossível na modernidade. Nesse movimento, Altazor se insere como uma autoconsciência da problemática da linguagem e suas capacidades objetivas; trata-se dos modos possíveis de enunciação de um grande poeta, Altazor, esvaziado da serenidade de outrora e em busca de uma língua que vá mais além da língua materna, já que ele não aceita sua origem. Sua revolução política se opera na linguagem, o dispositivo que diz a história.
Título em inglês
Condiciones y forjaduras del lenguaje para la poesía épica moderna en Altazor de Vicente Huidobro
Palavras-chave em inglês
Altazor
Género épico
Lenguaje
Modernidad
Vicente Huidobro
Resumo em inglês
Esta disertación realiza una lectura del poema Altazor (1931) de Vicente Huidobro asumiendo las postulaciones del género épico y sus condiciones de desarrollo en la modernidad. En ese período, sobretodo desde el siglo XIX hasta las Vanguardias o hasta hoy, se encuentran importantes obras que ponen en circulación el género épico, mismo en contra de las formulaciones metafísicas que lo planteaban como un espacio discursivo imposible en la modernidad. En ese movimiento, Altazor se inserta como una autoconciencia de la problemática del lenguaje y sus capacidades objetivas; se trata de los modos posibles de enunciación de un gran poeta, Altazor, vaciado de la serenidad de antaño y en busca de una lengua que vaya más allá de la lengua materna, puesto que no acepta su origen. Su revolución política se opera en el lenguaje, el dispositivo que dice la historia.
 
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Data de Publicação
2011-10-24
 
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