• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-23112018-123111
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Bueno da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Hosiasson, Laura Janina (Presidente)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Arnaiz, Idalia Morejón
Bezerra, Wilson Alves
Título em português
Uma pedra no deserto: leitura de Albedrío, de Daniel Sada
Palavras-chave em português
Albedrío
Crítica literária
Daniel Sada
Literatura hispano-americana
Romance mexicano
Resumo em português
A dissertação propõe uma leitura crítica do romance Albedrío, do mexicano Daniel Sada (1953-2011). O trabalho se inicia com uma apresentação sobre a literatura do Norte do México, para discutir as especificidades do autor, seu afastamento do realismo tradicional e o tom de fábula que se perfila em suas obras. Uma categoria forte na leitura é a do estilo, a partir de autores como Antoine Compagnon, Susan Sontag e Roger Fowler, a fim de amparar uma análise sobre a construção formal, mas sem se limitar a ela. São avaliados também antecedentes da obra, seja na cultura popular, como os poemas romances e os corridos, seja no diálogo com outros escritores latino-americanos, como Juan Rulfo e Guimarães Rosa. Além de aspectos formais, como a pontuação, a escolha lexical, os pontos de vista e aspectos da instância narrativa, é importante a revisão da questão espacial, o que leva a indagações sobre o nomadismo e a importância de certos motivos específicos recorrentes ao longo da narrativa.
Título em inglês
A stone in the desert: Daniel Sadas Albedrío
Palavras-chave em inglês
Albedrío
Daniel Sada
Hispano-American literature
Literary studies
Mexican novel
Resumo em inglês
This thesis proposes a critical reading of Daniel Sadas novel Albedrío. It initiates with a presentation of North Mexican literature, in order to discuss some of the authors particularities, his distance from traditional Realism and the fable tone that pulses throughout his work. A strong category is the notion of Style, discussed in the perspective of authors such as Antoine Compagnon, Susan Sontag and Roger Fowler, to support a formal study of its construction, although not limited to it. The background of the novel is also our subject here, both upon popular culture (as in the romance poems and the corridos), and dialogues with other Latin American writers, such as Juan Rulfo and Guimarães Rosa. Besides formal aspects like punctuation, lexical choices, points of view and the narrators characteristics, the spatial component is also examined, leading us to subjects like nomadism and specific structural motives that can be found along the novel.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-11-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.