• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-22082018-112616
Documento
Autor
Nome completo
Paula de Carvalho Coelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Kanzepolsky, Adriana (Presidente)
Arnaiz, Idalia Morejón
Trevisan, Ana Lucia
Título em português
Uma análise das representações de Havana e de suas ruínas em La fiesta vigilada e Un seguidor de Montaigne mira La Habana de Antonio José Ponte
Palavras-chave em português
Antonio José Ponte
Havana
Revolução Cubana
Ruínas
Resumo em português
O presente trabalho de pesquisa teve o objetivo de analisar as representações de Havana desenvolvidas pelo escritor cubano Antonio José Ponte no romance La fiesta vigilada (2007) e no conjunto de ensaios intitulado Un seguidor de Montaigne mira La Habana (1995), com o intuito de interpretar os vários sentidos que as imagens da capital cubana e as suas ruínas adquirem no interior dos textos referidos. Representações de Havana que se reproduzem e se multiplicam nas páginas desses livros, nos quais elas se vinculam às memórias pessoais do escritor, mas também à história recente da ilha, refletindo as transformações ocorridas em Cuba em virtude dos principais eventos históricos da segunda metade do século XX, como o triunfo da Revolução cubana e a crise econômica da década de noventa.
Título em espanhol
Una análisis de las representaciones de La fiesta vigilada y Un seguidor de Montaigne mira La Habana de Antonio José Ponte
Palavras-chave em espanhol
Antonio José Ponte
La Habana
Revolución Cubana
Ruinas
Resumo em espanhol
El presente trabajo de investigación tuvo el objetivo de analizar las representaciones de La Habana desarrolladas por el escritor cubano Antonio José Ponte en la novela La fiesta vigilada (2007) y en el conjunto de ensayos titulado Un seguidor de Montaigne mira La Habana (1995), con la intención de interpretar los varios sentidos que las imágenes de la capital cubana y sus ruinas adquieren en el interior de los textos referidos. Representaciones de La Habana que se reproducen y se multiplican en las páginas de esos libros, en los cuales ellas se vinculan a las memorias personales del escritor, pero también a la historia reciente de la isla, reflejando las transformaciones ocurridas en Cuba en virtud de los principales hechos históricos de la segunda mitad del siglo XX, como el triunfo de la Revolución cubana y la crisis económica de la década de los noventa.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-08-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.