• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-22082016-112043
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Bezerra da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Kanzepolsky, Adriana (Presidente)
Marzochi, Ilana Feldman
Ramos, Julio
Título em português
Intersecções entre as fotografias e a narrativa de Juan Rulfo
Palavras-chave em português
Fotografia
História
Juan Rulfo
Morte
Pedro Páramo
Tempo
Resumo em português
Este trabalho busca demonstrar a possível aproximação entre as fotografias e a narrativa de Juan Rulfo, em especial do romance Pedro Páramo, a partir da análise de três conceitos presentes em ambas obras, a saber, tempo, morte e história. A aproximação tem em conta as especificidades de cada uma das expressões artísticas desenvolvidas por Rulfo e não toma a sua fotografia como uma ilustração da narrativa ou vice-versa, como é comum ocorrer nas análises comparativas de suas obras. A análise dos conceitos abordados em uma e outra expressão artística do escritor-fotógrafo demonstra a problematização das mesmas questões tanto em suas fotografias como em sua narrativa a partir de abordagens distintas e, por vezes, oferecendo concepções contraditórias. A presença destes três conceitos nas produções artísticas de Juan Rulfo permite entrever que as questões que movem o seu trabalho artístico são análogas e que, através delas, podemos analisar sua obra como um todo.
Título em inglês
Intersections between Juan Rulfos narrative and photographs
Palavras-chave em inglês
History
Juan Rulfo
Meath
Pedro Páramo
Photography
Time
Resumo em inglês
This research works to demonstrate the possible approximation between Juan Rulfoss photography and narrative, specially in the novel Pedro Páramo, from the analysis of three concepts present in both his oeuvre: time, death and history. This approach considers the specificity of each of the artistic expressions developed by Rulfo what avoids thinking about the photographs as illustrations of the narrative or vise versa. The analysis of the concepts addressed in both artistic expressions of the writer-photographer demonstrates the questioning of the same issues both in the photographs and in the narrative from distinct perspectives, what, sometimes, offers contradictory conceptions. However, the presence of these three concepts in Rulfos artistic oeuvre allows us to detect that the questions that motivate his work are analogous and there through we can analyze his work as a whole.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-08-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.