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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-10122015-153810
Documento
Autor
Nome completo
Diego Alejandro Molina
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Marco, Valeria De (Presidente)
Bosi, Alfredo
Citelli, Adilson Odair
Paixao, Fernando Augusto Magalhaes
Prado, Maria Ligia Coelho
Título em espanhol
Naturaleza, nación y tensión en los Romanticismos argentino y brasileño
Resumo em espanhol
En el contexto de la emergencia de los Estados-nación modernos, cuyos discursos asumieron variadas formas, desde leyes, códigos e himnos, hasta poesías y literatura en prosa, nuestras tesis analiza un corpus de textos en el que se hace evidente el procedimiento a través del cual las élites letras de Argentina y Brasil de mediados del siglo XIX produjeron tales discursos. Sobreimprimiendo el ideario de nación sobre el concepto de naturaleza, en términos de posesión. Para tal, tendremos en cuenta, en primer lugar, el diálogo de los románticos con el discurso de los viajeros europeos de los siglos XVIII y XIX y su manera de contar la naturaleza, y, luego, un corpus de textos de lo más representativo del llamado Romanticismo argentino y brasileño, a saber: Iracema de José de Alencar;Meditação de Gonçalves Dias; Facundo de Sarmiento; y La cautiva de Echeverría.
Título em português
Natureza, nação e tensão nos romantismos argentino e brasileiro
Palavras-chave em português
Estados-nação modernos
Literatura argentina
Literatura brasileira
Literatura comparada
Nacionalismo
Natureza
Romantismo
Resumo em português
No contexto da emergência dos Estados-nação modernos, cujos discursos assumiram variadas formas, de leis, códigos e hinos, até poesias e literatura em prosa, nossa tese analisa um corpus de textos no qual fica evidente o procedimento em que as elites letradas da Argentina e do Brasil de meados do século XIX produziram tais discursos. Sobreimprimindo o ideário de nação sobre o conceito de natureza, em termos de pose. Para tal, leva-se em consideração, em primeiro lugar, um diálogo com o discurso dos viajantes europeus dos séculos XVIII e XIX e a sua maneira de "contar" a natureza, e, depois, um corpus de textos dos mais representativos do chamado Romantismo argentino e brasileiro, a saber: Iracema de José de Alencar; Meditação de Gonçalves Dias; Facundo de Sarmiento; e "La cautiva" de Echeverría.
 
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Data de Publicação
2015-12-10
 
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