• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-08082007-150349
Documento
Autor
Nome completo
Iara Kastrup Schlaepfer
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Hosiasson, Laura Janina (Presidente)
Gárate, Miriam Viviana
Olmos, Ana Cecilia Arias
Título em português
Cortázar e Antonioni: encontros sob um olhar
Palavras-chave em português
Antonioni
Cortázar
Erótico
Mulheres
Olhar
Resumo em português
Neste estudo propomos uma leitura interdisciplinar, confrontando a trajetória e o encontro de dois olhares, a saber: de um lado, o olhar do escritor belga-argentino Julio Cortázar (1914/1984), e, do outro, o do cineasta italiano Michelangelo Antonioni (1912), e dado às divergências consideráveis que existem entre as duas linguagens, buscaremos encontrar o ponto onde nos parece que acontece o diálogo das poéticas do autor e do diretor. Ao postular a aproximação entre a palavra e a imagem, o olhar é eleito como questão nuclear, transitando ainda pelo erótico e a personagem feminina.
Título em inglês
Cortázar and Antonioni: the convergence of two looks
Palavras-chave em inglês
Antonioni
Cortázar
Erotic
Gaze
Women
Resumo em inglês
In this study we propose an interdisciplinary interpretation that evaluates the trajectories and convergence of two looks: on the one hand, the view of the Belgian-Argentinean writer Julio Cortazar (1914/1984), and on the other, the view of the Italian film director Michelangelo Antonioni (1912). Given the considerable incongruities between the two languages, we aim to find a poetical meeting point at which the dialogue between the writer and the director can be established. By postulating a convergence between word and image, the gaze is chosen as the core issue, transiting also through the erotic and the feminine character.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-10-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.