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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-07082007-155519
Documento
Autor
Nome completo
Benivaldo Jose de Araujo Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Gonzalez, Neide Therezinha Maia (Presidente)
Fanjul, Adrian Pablo
Jacobi, Claudia Cecilia Blaszkowski de
Título em português
As passivas na produção escrita de brasileiros aprendizes de Espanhol como língua estrangeira
Palavras-chave em português
Análise contrastiva
Construções passivas
Funções pragmáticas
Lingüística de corpus
Papéis temáticos
Resumo em português
As construções passivas no Português Brasileiro e no Espanhol apresentam tanto tendências comuns, quanto assimetrias. Este trabalho tem o propósito de investigar os efeitos desse fenômeno na aquisição/aprendizagem de Espanhol por estudantes brasileiros. Inicialmente, propõe-se uma descrição das construções passivas nas duas línguas. Em seguida, faz-se uma análise contrastiva dessas construções no Português Brasileiro e no Espanhol. Finalmente, investiga-se o comportamento das construções passivas (sobretudo as perifrásticas e as lexicais) na produção escrita de brasileiros aprendizes de Espanhol língua estrangeira. Os resultados obtidos na análise dos corpora sugerem algumas hipóteses sobre os fatores que possivelmente influenciam a preferência dos aprendizes por determinadas construções em detrimento de outras
Título em inglês
The passive in the written production of brazilian students who learn Spanish as a foreign language
Palavras-chave em inglês
Contrastive analysis
Corpus linguistics
Passive constructions
Pragmatic functions
Thematic roles
Resumo em inglês
Passive constructions in Brazilian Portuguese and Spanish present both common tendencies and assimetries. The aim of this project is to investigate the effects of such phenomenon on Spanish acquisition/learning process by brazilian students. Initially, a description of passive constructions is proposed for both languages. After that, a contrastive analysis is made of those constructions in Brazilian Portuguese and Spanish. Finally, the behavior of passive constructions is analyzed in the written production of brazilian students who learn Spanish as a foreign language. Results from corpora analysis suggest some hypotheses on the factors which possibly influence learners' choices for certain constructions to the detriment of others
 
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Data de Publicação
2007-08-31
 
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