• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2008.tde-29012009-164643
Documento
Autor
Nombre completo
Bernhard Johannes Schwarz
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Galle, Helmut Paul Erich (Presidente)
Heise, Eloa di Pierro
Koudela, Ingrid Dormien
Mazzari, Marcus Vinicius
Redondo, Tercio Loureiro
Título en portugués
No caminho de Georg Büchner: a recepção da obra de Georg Büchner nos dramas Tambores na Noite e Baal, de Bertolt Brecht
Palabras clave en portugués
Baal
Bertolt Brecht
Georg Büchner
Lenz
Tambores na Noite
Woyzeck
Resumen en portugués
Este trabalho analisa a recepção de Georg Büchner (1813-1837) por Bertolt Brecht (1898-1956) enfocando a sua fase criativa inicial. Especificamente analisa-se a abordagem da recepção do drama Woyzeck em Tambores na Noite e da narrativa Lenz, de Büchner, em Baal de Brecht. As duas obras de Büchner, como a maior parte de seus trabalhos, foram publicadas postumamente: Lenz, em 1837, e Woyzeck, em 1878. Esta última estreou em 1913. A obra do autor, quase desconhecida em sua época, encontrou ressonância no Realismo e no Naturalismo, mas o auge da recepção se deu na virada do século XIX para o XX, com a Modernidade e os expressionistas. A presente análise investiga a repercussão de Woyzeck e de Lenz como formas específicas da recepção de Büchner por Brecht. Os dois escritores são importantes por refletirem posições críticas quanto à política e quanto ao ideário de suas épocas, na Alemanha. Brecht usou ambas as obras de Büchner como inspiração para pôr em evidência a posição do indivíduo frente a uma época em decadência, que se caracteriza ademais pela política autoritária na Alemanha, bem como pela falta de liberdade individual. A análise baseia-se na pesquisa hermenêutica de Hans Gadamer e nas premissas acerca da estética da recepção de Hans Robert Jauss. Partindo da estética da recepção, os dramas Tambores na Noite e Baal são examinados quanto à sua intertextualidade com o drama Woyzeck e a narrativa Lenz de Büchner, com auxílio de reflexões elaboradas por Broich e Pfister, num método que permite analisar as relações históricas e textuais entre obras literárias. Neste trabalho, procuramos estabelecer uma relação intertextual direta entre Woyzeck e Tambores na Noite e também entre Lenz e Baal, algo negligenciado na pesquisa literária até o presente momento.
Título en inglés
In the way of Georg Büchner: the reception of the Georg Büchner work's in Drums in the Night and Baal drama of Bertolt Brecht
Palabras clave en inglés
Baal
Bertolt Brecht
Drums in the Night
Georg Büchner
Woyzeck Lenz
Resumen en inglés
This work analyzes the reception of Georg Büchner (1813-1837) by Bertolt Brecht (1898-1956), focusing Brechts initial creative phase. In particular, the reception of the drama Woyzeck in Drums in the Night and of the novel Lenz, from Büchner, in Baal, from Brecht, is analyzed. Both works of Büchner, as is also the case for the majority of his remaining texts, were published posthumously: Lenz, in 1837, and Woyzeck, in 1878; the drama had its premiere only in November 1913. His works, close to unknown at his time, obtained some resonance in realism and in naturalism but the peak of the reception of his works occurred only in the beginning of the XXth century, with modernism and the expressionists. The present analysis investigates the impact of Woyzeck and Lenz and the specific form of Brechts reception of Büchner. Both these authors are important since they reflect critical positions within the political and ideological scenarios of their times, in Germany. Brecht used both works from Büchner as inspiration to put in evidence the position of the individual in a time of decadence, which, moreover was characterized by an authoritarian and repressive politics in Germany, as well as the lack of individual freedom. This analysis is based in the literary hermeneutics of Hans Gadamer, and the premises of the reader-response criticism of Hans Robert Jauss. The dramas Drums in the Night and Baal are examined taking into account the intertextuality with the drama Woyzeck and narrative Lenz of Büchner, with the help of reflections elaborated by Broich and Pfister, a method which allows to clarify the historic and textual relations of literary works. In this thesis we attempt to establish a direct intertextual relation between the dramas Woyzeck and Drums in the Night and also of Lenz and Baal, which had not been previously identified in literary research up to now.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-03-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.