• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-24102014-170504
Documento
Autor
Nombre completo
Ellen Barros de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Meireles, Selma Martins (Presidente)
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Hilgert, José Gaston
Título en portugués
A projeção da imagem política no discurso jornalístico: Um estudo comparativo de revistas semanais de Brasil e Alemanha
Palabras clave en portugués
Discurso
Eleições
Ethos projetivo
Jornalismo político
Política alemã
Resumen en portugués
Em ano de eleição, as campanhas em favor de candidatos a diversos cargos políticos se intensificam, assim como a cobertura da mídia em razão dos eventos e das personalidades políticas vinculadas ao pleito eleitoral. Desta forma, esta dissertação propõe-se a investigar o discurso jornalístico, em especial o gênero reportagem de revistas semanais de informação de Brasil e Alemanha, no que diz respeito a duas importantes figuras políticas desses dois países em ano eleitoral, a saber, Dilma Rousseff e Angela Merkel. É nesse contexto que se inserem as publicações Época e Focus, cujos projetos gráficos, em princípio, possuem semelhanças. Foram selecionadas dez reportagens dessas revistas, sendo cinco para cada título. Partimos da hipótese de que, por meio de seu discurso, as publicações tentam projetar algum tipo de ethos, seja positivo ou negativo, dessas personalidades políticas a fim de persuadir seu leitor em um contexto eleitoral. A fim de verificarmos tal hipótese, foram adotados os suportes teóricos da análise do discurso e seus modos de organização, de Charaudeau (2010b), as formas de discurso relatado e modalização, de Maingueneau (1997, 2011), as concepções de ethos (Meyer, 2007; Amossy, 2008; Charaudeau, 2008), além das considerações sobre o jornalismo (Lage, 1985, 2001). Os resultados apontaram para o fato de que, por meio de procedimentos linguístico-discursivos, as imagens das candidatas projetadas pelas revistas são, de modo geral, negativas. Isso significa que ambas as revistas possuem um posicionamento a respeito das duas candidatas, e, com isso, moldam o seu discurso a fim de persuadir os seus leitores a respeito dessas figuras políticas
Título en inglés
The construction of political image in journalistic discourse: a comparative study of Brazilian and Germany magazines
Palabras clave en inglés
Discourse
Elections
German politics
Political journalism
Projective ethos
Resumen en inglés
In election years, campaigns in favor of candidates to various public posts get more intense, as well as media coverage, due to the events and political personalities connected to the polls. This dissertation aims at investigating the journalistic discourse, specially the genre news report, in weekly magazines published in Brazil and Germany, as far as two important political figures of those two countries are regarded, viz., Dilma Rousseff and Angela Merkel. This is the context of Época and Focus, magazines that have points in common regarding their graphic projects. Ten news reports have been selected, five from each magazine. The hypothesis of this work is that, by means of their discourses, the magazines sought to create a type of ethos, either positive or negative, of those political personalities so as to persuade their reading public in the electoral period. In order to confirm the accuracy of that hypothesis, the theoretical supports of Discourse Analysis and its organization from Charaudeau (2010b); the forms of reported speech and modalization from Maingueneau (1997, 2011); the concepts of ethos (Meyer, 2007; Amossy, 2008; Charaudeau, 2008), as well as the considerations on journalism made by Lage (1985, 2001) were used. It was concluded that, by means of linguistic-discursive procedures, the images of the candidates built by the magazines are overall negative. This means that both of the magazines take stands regarding the candidates and therefore shape their discourse in order to persuade their readers so far as those public figures are considered
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.