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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-21102014-151535
Documento
Autor
Nome completo
David Edson Farah
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Fischer, Eliana Gabriela (Presidente)
Hilgert, José Gaston
Viotti, Evani de Carvalho
Título em português
Causalidade e aspectos cognitivos de sua codificação: os conectores causais da língua alemã
Palavras-chave em português
Causalidade
Conectores oracionais
Semântica cognitiva
Subjetividade
Resumo em português
O presente trabalho apresenta e desenvolve conceitos oriundos da Linguística Cognitiva para investigar os aspectos cognitivos da codificação das relações causais introduzidas por conectores oracionais da língua alemã: da, denn e weil. Para tanto, este trabalho apropriou-se do aparato teórico e metodológico desenvolvido por Pander Maat & Degand (2001) e que concebe a causalidade não como uma relação única, mas como uma categoria gradual que engloba diferentes níveis de conexão. Diante disso, desenvolveram-se duas atividades elementares ao longo do trabalho. Em primeiro lugar, o levantamento bibliográfico da teoria em torno de diferentes abordagens à temática da causalidade que serviram de base para a discussão entretida nos dois capítulos iniciais. Em segundo lugar, a análise empírica de ocorrências de cada um dos conectores a partir dos métodos desenvolvidos por Pander Maat & Degand (2001), a fim de replicar seu estudo e investigar de que maneira o gradiente de relações causais pode contribuir para o estudo da causalidade na língua alemã. Ao contrapor as abordagens desenvolvidas nas tradições formalista e funcionalista de análise linguística, o presente trabalho procurou argumentar que a investigação adequada dos fenômenos relacionados à causalidade seja desenvolvidas no escopo da Linguística Cognitiva e, no caso específico desta pesquisa, no aparato teórico da Gramática Cognitiva, de Langacker (1987, 1991, 2008), já que se trata de pesquisa envolvendo aspectos da codificação gramatical da causalidade. Numa segunda etapa da discussão teórica, estabeleceram-se as bases para a pesquisa da causalidade no escopo da Gramática Cognitiva. Argumentou-se que, para o estudo bem-sucedido da causalidade, são necessários três componentes básicos: uma base conceitual sobre a qual se definem os parâmetros essenciais da experiência causal, um sujeito de consciência, ou seja, um conceituador capaz de estabelecer relações de causa a partir da base, e um conjunto de operações de perspectivação conceitual (construal operations) que determinam as formas de acesso à base conceitual. A interação entre esses três componentes determinam as diferentes categorias relacionais que compõem o gradiente causal. São elas: relação causal involuntária, relação causal voluntária, relação epistêmica causal, relação epistêmica não causal, relação de motivação entre atos de fala e relação de paráfrase entre atos de fala. A realização da parte prática do trabalho desenvolveu-se a partir da aplicação do teste de paráfrases proposto pelos autores do estudo original. As paráfrases foram adaptadas para servirem à língua alemã e suas particularidades. Do teste de paráfrase resultou que os conectores da e weil concorrem no âmbito das relações causais voluntárias. As relações epistêmicas causais são codificadas por todos os três conectores e seus usos se diferenciam a partir de diferentes organizações da estrutura informacional e do gerenciamento comunicativo. As relações epistêmicas não causais são introduzidas por da e denn, enquanto somente denn introduz relações de motivação entre atos de fala. As relações das extremidades do gradiente (causais involuntárias e paráfrase entre atos de fala) não são codificadas por meio dos conectores analisados
Título em inglês
Causality and cognitive aspects of its codification: The causal connectors of the German language
Palavras-chave em inglês
Causality
Cognitive semantics
Sentence connectives
Subjectivity
Resumo em inglês
This master thesis introduces and develops concepts from Cognitive Linguistics to investigate the cognitive aspects of the encoding of causal relations introduced by the following sentence connectors in German: da, denn and weil. Therefore, this work took the theoretical and methodological apparatus developed by Pander Maat & Degand (2001), which conceive causality not as one single relation, but as a gradual category that encompasses dierent levels of connection. Thus, two basic research activities were established. Firstly, the literature survey of the theory around dierent approaches to the issue of causality that formed the basis for the discussion entertained in the first and second chapter. Secondly, the empirical analysis of occurrences of each of the connectors employed the methods developed by Pander Maat & Degand (2001) in order to replicate their study and thus to investigate how the gradient of causal relations might contribute to the study of causality in the German language. By opposing the approaches developed in the formalist and functionalist traditions of linguistic analysis, this study sought to argue that the proper investigation of phenomena related to causality are developed in the scope of Cognitive Linguistics and, in the specific case of this research, the theoretical apparatus of Cognitive Grammar, by Langacker (1987, 1991, 2008), since it comes to research involving aspects of grammatical encoding of causality. On a second phase, the theoretical discussion set up the foundation for the research of causality in the scope of Cognitive Grammar. It was argued that three basic components are needed to the successful study of causality: a conceptual base on which the essential parameters of the causal experience are defined, a subject of consciousness, i.e., a conceptualizer capable of establishing causal relations, and set of construal operations which determine the forms of access to the conceptual base. The interaction between these three components determines the dierent relational categories that comprise the causal gradient. They are: nonvolitional causality, volitional causality, epistemic causal relations, noncausal epistemic relations, relations between speech acts I (motivation) and relations between speech acts II (paraphrase). The empirical research was developed by means of a paraphrase test, which was proposed by the authors of the original study. Paraphrases were adapted to serve the German language and its peculiarities. The paraphrase test shown that the connectors da and weil compete under the voluntary causal relationships. Causal epistemic relations are encoded by all three connectors and their uses dier due to several possible organizations in the information structure and the communicative management strategies they mobilize in their usage events. The noncausal epistemic relations are only introduced by the denn. Moreover, denn also introduces relations between speech acts (motivation). The relations of the both ends of the gradient (nonvolitional causality and paraphrase of speech acts) are not encoded by means of the connectors analyzed
 
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Data de Publicação
2014-10-21
 
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