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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2005.tde-17092005-105133
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Evaldo Janzen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Dornbusch, Claudia Sibylle (Presidente)
Bernardini, Aurora Fornoni
Soethe, Paulo Astor
Sousa, Celeste Henriques Marques Ribeiro de
Volobuef, Karin
Título em português
"O Ateneu e Jakob von Gunten: um diálogo intercultural possível"
Palavras-chave em português
Bildung
ensino
interculturalidade
literatura
Resumo em português
O presente trabalho apresenta uma proposta de aproximação pedagógica e intercultural, a partir da concepção bakhtiniana de linguagem, do romance de formação da literatura alemã Jakob von Gunten, de Robert Walser mediada, com finalidades didáticas, pela leitura anterior do romance de formação brasileiro O Ateneu, de Raul Pompéia. Para tanto, parte da perspectiva “wierlacheriana" de Germanística intercultural, estabelecendo contrapontos a elementos do percurso teórico-prático desta orientação. Nesse processo, enceta argumentação em torno da visão tradicional de cultura, da idealização do estudante estrangeiro face ao texto literário alemão, dos gêneros discursivos e dos conceitos de estranheza, etnocentrismo, alteridade, construções híbridas e exotopia. Aborda os elementos constitutivos do gênero Bildungsroman, destacando o conceito de Bildung alemão e as formas narrativas que precedem o romance de formação. Na parte empírica do trabalho, o estudo constata a viabilidade da aproximação didática na construção de sentido do texto literário alemão através da análise da estrutura composicional e das unidades temáticas presentes nos dois romances. O trabalho conclui, após pesquisa com estudantes do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal do Paraná, que o encaminhamento pedagógico proposto no estudo é relevante para o desestranhamento cultural, favorecendo um aprofundamento de sentido da obra da literatura alemã. Este trabalho, que visa ao elo entre docência e pesquisa, buscou ser um instrumento para reflexão didática dos professores de literatura alemã no Brasil.
 
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Data de Publicação
2005-09-28
 
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