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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2017.tde-14032017-144855
Documento
Autor
Nome completo
Carla Letícia Ten Kathen
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Simões, Jose da Silva (Presidente)
Evangelista, Maria Cristina Reckziegel Guedes
Ortale, Fernanda Landucci
Uphoff, Dorthe
Título em português
Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira
Palavras-chave em português
Autonomia
Ensino Individualizado
Estratégias de aprendizagem
Heterogeneidade
Resumo em português
Este trabalho intitulado como Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira tem o objetivo de investigar em que medida as estratégias de aprendizagem de ensino individualizado auxiliam o aprendiz a se tornar mais autônomo em relação ao seu próprio aprendizado. Para responder a essa pergunta, o ponto de partida foi uma revisão bibliográfica, que buscasse contextualizar o ensino de língua alemã de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para as Línguas Estrangeiras (2000) e com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (2014). Ao mesmo tempo, procurou-se selecionar as definições que mais correspondiam a uma aprendizagem autônoma e os diferentes tipos de estratégias de aprendizagem de ensino individualizado. O grupo de participantes deste trabalho é constituído por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular na cidade de São Paulo. Os participantes da pesquisa são alunos recém-ingressados no colégio e têm variados conhecimentos de alemão. Portanto, trata-se de uma classe bastante heterogênea. Finalmente, após a aplicação de um questionário que visava criar um perfil dos alunos e verificar seus conhecimentos prévios sobre estratégias de aprendizagem, aplicou-se estratégias de aprendizagem de ensino individualizado promotoras de autonomia e que, ao mesmo tempo, motivassem os alunos no estudo eficaz da língua alemã. As estratégias escolhidas para serem aplicadas foram aquelas previstas pelo Currículo de Competências e Estratégias do Colégio que os alunos participantes da pesquisa menos conheciam. Os dados coletados através dos questionários e das observações feitas durante a aplicação das estratégias apontam para a ideia de que os alunos conhecem várias estratégias e estão dispostos a continuar ampliando seu rol de estratégias. Além disso, é possível afirmar que, após a vivência com as estratégias de aprendizagem, os alunos afirmam sentir-se mais responsáveis pelo seu próprio aprendizado. O grupo de participantes revela através do seu interesse e da sua participação nas atividades propostas e também através de comentários que as estratégias lhe ajudam a ser mais autônomos, pois os alunos afirmam poder utilizar as estratégias aprendidas também em outros contextos de aprendizagem.
Título em inglês
Learning strategies in individualized instruction in German as a foreign language in a bilingual school German-Brazilian
Palavras-chave em inglês
Autonomy
Heterogeneity
Individualized teaching
Learning strategies
Resumo em inglês
This work entitled "Learning strategies in individualized instruction in German as a foreign language in a bilingual school German-Brazilian" aims to investigate to what extent the learning strategies of individualized teaching help the learner to become more autonomous in relation to their own learning. To answer this question, the starting point was a literature review, which sought to contextualize the German language teaching according to the National Curriculum Parameters of High School for Foreign Languages (2000) and the Common European Framework for Languages (2014). At the same time, we tried to select the settings that correspond to a more autonomous learning and the different types of individualized teaching learning strategies. The participants of this study consist of students from the first year of high school in a private school in São Paulo. The students of the research group are newly entered in high school and have varying knowledge of German, so it is a very heterogeneous class. Finally, after the application of a questionnaire that aimed to create a profile of the students and check their previous knowledge of learning strategies, applied learning strategies of individualized teaching promote autonomy and at the same time, have justified the students in effective study the German language. The strategies chosen to be applied were those provided by the college's curriculum strategies that students research group less known. The data collected through questionnaires and observations made during the implementation of strategies point to the idea that students know various strategies and are willing to continue expanding its list of strategies. Moreover, it can be said that after the experience with the learning strategies, students say they feel more responsible for their own learning. The group of participants revealed through his interest and participation in the proposed activities and also through comments that strategies help you to be more autonomous, as the students claim to use the strategies also learned in other learning contexts.
 
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Data de Publicação
2017-03-14
 
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