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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-06112007-103132
Documento
Autor
Nome completo
Clelia Barqueta
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Glenk, Eva Maria Ferreira (Presidente)
Aubert, Francis Henrik
Carvalho, Nelly Medeiros de
Heidermann, Werner Ludger
Nomura, Masa
Título em português
O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras
Palavras-chave em português
Análise crítica do discurso
Comparação de anúncios
Mitologias
Publicidade
Retórica
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre os anúncios de publicidade das empresas BASF e PFIZER, veiculados nas revistas semanais VEJA (brasileira) e DER SPIEGEL (alemã) durante o ano de 2005, a fim de detectar diferenças e semelhanças entre os trabalhos elaborados para esses dois países. A peça publicitária será encarada como uma construção multimodal, cuja existência advém da interação dos vários elementos que a compõem. Espera-se, com esse estudo comparativo entre os mecanismos argumentativos, acionados pelas publicidades brasileira e alemã, desvendar um pouco mais os sentidos próprios dessas criações em cada um desses países. Será pesquisado: de que forma esses percursos argumentativos - visuais e lingüísticos - vão sendo montados nas peças publicitárias e quais sentidos buscam criar; com qual inventário perceptual os produtos ou serviços vão sendo ligados; quais elementos mitológicos são acionados, recriados, cultivados, estimulados em ambos os países, com o intuito de ancorar a marca na mente dos leitores. Será examinado, ainda, de que forma a transmissão de informações acerca do produto ou da marca reflete possíveis valores dos consumidores e da cultura na qual estão imersas. Em relação aos pressupostos teóricos, nos apoiaremos, principalmente, na Análise Crítica do Discurso, na teoria da Argumentação/Retórica de Aristóteles, Perelman e Spang, assim como em Kress; van Leeuwen e Dondis, para as análises visuais e em Jung, Campbell e Randazzo para as categorias mitológicas.
Título em inglês
A comparative analysis between advertisements for Brazilian and German companies
Palavras-chave em inglês
Advertisement comparison
Advertising
Critical Discourse Analysis
Mythology
Rhetoric
Resumo em inglês
This piece of research aims at making a comparative analysis between advertisements for the companies BASK and PFIZER found in the weekly magazines VEJA (Brazilian) and DER SPIEGEL (German) during the year 2005 in order to detect differences and similarities between the work produced for these two countries. The publicity piece will be considered to be a multimodal construction whose existence derives from the interaction of different elements. By comparing the argumentative mechanisms triggered by both Brazilian and German advertisements, we expect to reveal, a bit further, the meanings of these creations in each of these countries. The research will cover: how the argumentative paths - both visual and linguistic - are built in advertising and which meanings they seek to create; which perceptual inventory the products or services are being linked to; which mythological elements are triggered, rebuilt, cultivated, motivated with the intention of anchoring the brand on the readers' minds. It will also be examined how the transmission of information about the product or the brand reflect customers' possible values and the culture in which they are immersed. In relation to the theoretical framework, the research will rely heavily on the Critical Discourse Analysis, the Theory of Argumentation/Aristotles' rhetoric, Perelman, Spang, as well as on Kress, van Leeuwen and Dondis, for the visual categories and on Campbell and Randazzo for the mythological categories.
 
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Data de Publicação
2007-11-08
 
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