• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-03102011-130607
Document
Auteur
Nom complet
Valéria Sabrina Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Sousa, Celeste Henriques Marquês Ribeiro de (Président)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Cornelsen, Elcio Loureiro
Lasch, Markus Volker
Perez, Juliana Pasquarelli
Titre en portugais
Orquestrando ecos do passado. Walter Kempowski e Das Echolot
Mots-clés en portugais
Montagem
Representação literária da história
Segunda Guerra Mundial
Resumé en portugais
De 1993 a 2004, Walter Kempowski publicou uma série em dez volumes intitulada Das Echolot. Ein Kollektives Tagebuch. (A ecossonda. Um diário coletivo) Nessa obra, Kempowski procurou retratar alguns dos episódios principais da Segunda Guerra Mundial através da apresentação de documentos redigidos, em sua grande maioria, na época dos acontecimentos: diários, cartas, memórias, discursos ou programas de rádio. Esses documentos foram ordenados de acordo com o dia no qual foram escritos, compondo um grande diário coletivo que retrata os acontecimentos de uma perspectiva abrangente e multiforme. Nesta tese, o volume Barbarossa 41, que narra a invasão da URSS em 1941, foi tomado como exemplo para questionar o papel do autor nessa montagem monumental de citações que, à primeira vista, parece reduzir-se à organização formal dos documentos. Para analisar a forma como se estabelece o significado dos elementos organizados no livro observou-se 1) a própria estruturação do livro, 2) as citações de algumas das principais personagens, que podem ser consideradas como exemplares e 3) a sequência interna de dois dias completos do diário. As citações das personagens exemplares foram comparadas com os documentos originais de onde foram extraídas, buscando-se identificar as intenções que guiaram o autor na seleção e no recorte dos textos. O resultado dessa pesquisa indica que o papel do autor na constituição do sentido da narrativa nascida da conexão dos fragmentos é decisivo. Com uma outra seleção e um outro recorte, as personagens deixariam uma impressão diferente no leitor. Também foi confirmado que a organização específica do material criou um panorama da Segunda Guerra que se deve às intenções do autor, ainda que esse fato permaneça, em grande parte, despercebido pelo leitor.
Titre en anglais
Orchestrating echoes of the past Walter Kempowski and Das Echolot
Mots-clés en anglais
Literary representation of history
Montage
Second World War
Resumé en anglais
From 1993 to 2004, Walter Kempowski published a sequence of ten books named Das Echolot. Ein Kollektives Tagebuch. (The Echo Sounder. A collective diary.) In these books, Kempowski aims to depict main episodes of the Second World War by presenting documents written mostly while the events took place: diaries, letters, memories, speeches or radio programs. Those documents were sorted according to the day they were written, and so they composed a great collective diary which depicts the events in a comprehensive and multifaceted perspective. In this thesis, the volume Barbarossa 41, which narrates the invasion of the USSR in 1941, was taken as an example to question the role of the author in this monumental montage of quotations that, at the first sight, seems to be just a formal organization of documents. In order to determinate how the meaning of the elements organized in the book gets established, the following items were observed: 1) the own structure of the book, 2) the quotations of some of the main figures that can be considered as exemplary and 3) the internal sequence in two whole days of the diary. The quotations of the exemplary characters were compared with the original documents, in order to identify the intentions that guided the author in the selection of the texts and the excerpts that would be published. The result of this research indicates that the role of the author in the constitution of the sense of the narrative which comes from the connection of the fragments is crucial. With another selection of texts and excerpts, the characters would leave a different impression on the reader; it was also confirmed that the specific organization of the material has created a panorama of the Second World War that is due to the intentions of the author, even if this fact remains mostly unnoticed by the reader.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-10-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.