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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-03032010-121929
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Miranda Dávalos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Galle, Helmut Paul Erich (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Flory, Alexandre Villibor
Título em português
Ficção e autobiografia: uma análise comparativa das narrativas de Thomas Bernhard
Palavras-chave em português
Autobiografia
Ficção
Literatura austríaca
Memória coletiva
Thomas Bernhard
Resumo em português
A partir da comparação do primeiro volume autobiográfico do escritor austríaco Thomas Bernhard, Die Ursache. Eine Andeutung (1975), com o romance Auslöschung. Ein Zerfall (1986), o qual simula, de certo modo, o gênero autobiográfico, procura-se observar como os mesmos complexos temáticos são configurados nos dois casos e como as diferenças encontradas se relacionam com as diferentes intenções ligadas aos textos, bem como aos diferentes momentos de escrita. É possível notar como a ficção possibilita ao autor mais liberdade para experimentar formalmente, bem como para intensificar o ataque desenvolvido contra suas origens, ao passo que na autobiografia, apesar de também apresentar um viés crítico acentuado, o fazer de forma mais sóbria, ocupando-se com questões de verossimilhança e autenticidade próprias do gênero. Além disso, este trabalho tenta mostrar como a ficção, surgida na mesma época da autobiografia, pode ser lida como uma espécie de comentário a esta.
Título em inglês
Fiction and autobiography: a comparative analysis of Thomas Bernhard's narratives
Palavras-chave em inglês
Austrian literature
Autobiography
Collective memory
Fiction
Thomas Bernhard
Resumo em inglês
This work deals with the comparison of the first autobiographical volume of the Austrian writer Thomas Bernhard, Die Ursache. Eine Andeutung (1975), with his novel Auslöschung. Ein Zerfall (1986), which has some characteristics of the autobiographical genre. The comparison intends to show how the same themes are configured in both cases and how the differences can be related to the different intentions and different moments of writing. Being noted as fiction allows the author more freedom to experiment formally and to intensify the attack he developed against his origins, while in the autobiography, although it also has a strong critical aspect, he puts his arguments in a restrained way, dealing with issues of verisimilitude and authenticity, which are typical for this genre. Furthermore, this text will try to analyse how the novel, written in the same context as the autobiography, completes it and functions like a kind of remark to the autobiographical work.
 
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Data de Publicação
2010-03-03
 
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