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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-29062015-152739
Documento
Autor
Nome completo
Waldir Moreira de Sousa Júnior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Adriane da Silva (Presidente)
Lopes, Daniel Rossi Nunes
Oliveira, Flávio Ribeiro de
Título em português
As fenícias de Eurípides: estudo e tradução
Palavras-chave em português
Literatura grega clássica
Mitos
Tradução
Tragédia
Resumo em português
O objeto de estudo desta dissertação é a tragédia As Fenícias de Eurípides. Mito e Ritual são os dois aspectos em que a peça será analisada na primeira parte deste trabalho, dividida em dois capítulos: o primeiro visa entender como o tragediógrafo fez uso da tradição mítica para construir o enredo da peça e como ele pode ter se valido de elementos de outros gêneros literários para construir novos significados dramáticos em sua obra; o segundo visa entender a dimensão religiosa da peça em seu aspecto ritualístico, ou seja, como determinados elementos textuais podem sugerir paralelos com sua ocasião de performance. Na segunda parte, apresenta-se a tradução integral da referida peça.
Título em inglês
Euripides' Phoenician Women: study and translation
Palavras-chave em inglês
Classic greek literature
Miths
Tragedy
Translation
Resumo em inglês
This study presents Euripides´ Phoenician Women as its subject under discussion. Myth and Ritual are the two aspects under which the play will be investigated in the first part: Chapter 1 seeks to understand in what manner Euripides displays the mythological stories into the production of the tragedy´s plot: in this case, the multifarious literary traditions are analysed in conjuction with dramatic concerns; Chapter 2 seeks to understand the religious background of the play within its ritualistic context, that is, it will be suggested that the textual structure exposes dionisiac implications due to its poetic performance. In the second part, one reads the play wholly translated into portuguese.
 
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Data de Publicação
2015-06-29
 
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