• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-28052014-115342
Documento
Autor
Nombre completo
Rodrigo Garcia Manoel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Oliva Neto, João Angelo (Presidente)
Martins, Paulo
Prado, João Batista Toledo
Título en portugués
Teoria e prática: estudo e tradução das epístolas e invectivas de Pseudo-Salústio e Pseudo-Cícero à luz dos Progymnásmata
Palabras clave en portugués
(Pseudo-)Cícero
(Pseudo-)Salústio
História da educação
Progymnásmata
Retórica
Resumen en portugués
Com a pesquisa busca-se descobrir quão estreita é a relação entre a teoria das prescrições retóricas feitas pelos progymnásmata de Élio Teão, Hermógenes, Aftônio e Nicolau e as produções escritas que nos restaram de alunos na iminência de praticar a oratória a partir do primeiro século d.C. Deste modo, pela análise dos documentos esperase, primeiro, produzir mais informações sobre como se dava o ensino de tal disciplina entre os romanos, a) indentificando os temas de que se serviam os professores, a relevância de tais produções escritas para a aprendizagem de gêneros textuais, os lugarescomuns e os autores que eram modelo a imitar ou evitar e o modo como tal ação se dava por meio das palavras; b) fornecendo tradução da invectiva de (Pseudo-)Cícero e da invectiva e das epístolas a César de (Pseudo-)Salústio.
Título en inglés
Theory and practice: study and translation of epistles and invective of Pseudo-Sallust and Pseudo-Cicero in light of Progymnásmata
Palabras clave en inglés
(Pseudo-)Cicero
(Pseudo-)Sallust
History of education
Progymnásmata
Rhetoric
Resumen en inglés
This research aims to find out how close is the relationship between the theory of rhetorical prescriptions of Aelius Theon, Hermogenes, Aphtonius the Sophist, and Nicolaus the Sophist and remaining texts of students who were about to go on public speaking on first century A.D. Thus, the analysis of such documents is expected to give more information about rhetorical teaching among the Romans: identifying themes that served teachers, the relevance of such written productions for learning text genres, the common places and authors that were model to imitate or avoid and how such action took form through words. At last, there is a translation of the invective by (Pseudo -)Cicero and the invective and the epistles to Caesar by (Pseudo-)Sallust.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-05-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.