• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-25112019-175100
Documento
Autor
Nombre completo
Waldir Moreira de Sousa Júnior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Duarte, Adriane da Silva (Presidente)
Macedo, José Marcos Mariani de
Santos, Fernando Brandão dos
Vieira, Trajano Augusto Ricca
Título en portugués
O dionisismo na obra trágica de Eurípides sobre o ciclo tebano
Palabras clave en portugués
Coro trágico
Dionisismo
Eurípides
Tebas
Resumen en portugués
Está bem assente nos estudos clássicos que a poesia coral grega, de caráter essencialmente performático, realizava funções extrapoéticas cívicas e religiosas. Não é bem compreendido, entretanto, a relação entre o coro do gênero trágico e As Grandes Dionísias, o principal festival de encenação da tragédia da Atenas do século V a.C. Há uma rica gama de estudos, hodiernos ou não, que têm debatido com afinco a questão acerca do relacionamento desse gênero com a divindade grega Dioniso. As soluções, teorias e interpretações advindas daí são muitas vezes díspares e controversas. Considerando esse problemático espectro teórico, ofereço um estudo sobre o dionisismo na obra trágica de Eurípides atinente à cidade de Tebas. Analisando tanto as tragédias que nos chegaram de maneira integral (As Bacantes, As Fenícias, As Suplicantes e Héracles) como as fragmentárias (Antíope, Crisipo, Enomau, e Hipsípile), realizo a aproximação entre tragédia e dionisismo tomando o coro como fator unitivo desses dois fenômenos culturais-religiosos. Nesse sentido, revisito a questão qual a função do coro trágico?, já muito feita, mas até hoje mal compreendida, a fim de entender qual a relação do coro com o festival e com o enredo da tragédia. Argumento que o coro, ao mesmo tempo que exerce uma precípua participação no enredo de cada tragédia, também realiza a ligação entre o gênero trágico e seu contexto de festival. Proponho uma análise pari passu de todos os cantos corais das tragédias citadas acima.
Título en inglés
Dionisism in the tragic work of Euripides about Thebes
Palabras clave en inglés
Dionisism
Euripides
Thebes
Tragic chorus
Resumen en inglés
It is deep-rooted in the hellenic studies the assertion that the choral greek poetry, essentially performatic in its structure, carried out civic and religious duties. Nevertheless, it is not well understood the relation between the tragic chorus and the Great Dionysia, the main festival where the staging of tragic plays did occur in the Athens of the fifth century b.C. There are plenty of studies, more or less contemporary to us, which stubbornly investigate the interconnections between the tragic genre and the greek deity Dionysus. The answers, explanations, theories and elucidations about such a topic are frequently dissimilar and controversial. Taking these matters into account, I am concerned in writing about the dionisism in the tragic work of Euripides related to the city of Thebes. By searching into both the complete (Bacchae, Phoenissian Women, Suppliant Womend and Heracles) and fragmentary plays (Antiope, Chryssipus, Hypsipyle and Oenomaus), I intend to show that the chorus is what makes the tragedy genre and the dionisism become one only cultural and religious phenomenon in the festival. In this way, in order to understand what is the relation between the chorus and the tragic plot, I firstly revisit the question what is the role of the greek chorus?. I argue that the chorus is as important to the plot as to put the tragic genre in its particular context, that is, the context of festival. A pari passu analysis of all the choral odes of the above mentioned tragedies will be made.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.