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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2006.tde-23082007-122227
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Cristine Sartorelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Braren, Ingeborg (Presidente)
Cortella, Mário Sérgio
Hansen, Joao Adolfo
Pereira, Marcos Aurélio
Peterlini, Ariovaldo Augusto
Título em português
Estratégias de construção e de legitimação do ethos na causa veritatis: Miguel Servet e as polêmicas religiosas do século XVI
Palavras-chave em português
Ethos
Polêmicas
Retórica
Século XVI
Sermo humilis
Resumo em português
Esta tese tem como objetivo apontar e comentar as estratégias de construção e de legitimação de um ethos de advogado da causa ueritatis nas polêmicas religiosas do século XVI. Trata-se aqui de defender uma posição num contexto em que só há um Deus e só há uma Verdade, e, portanto, somente uma interpretação é verdadeira. O autor cristão envolvido em polêmicas precisa, pois, provar que ele é o "enviado", o nuntius que proclama a mensagem com simplicidade, ao passo que seus oponentes são os "falsos mestres" que, para dissimular suas mentiras, ocultam-nas sob palavras artisticamente trabalhadas. Assim, não apenas a construção do ethos "positivo" de um está vinculada à desconstrução (ou destruição) do ethos do outro, mas ambas - construção e desconstrução - dão-se segundo o ideário da humilitas, a qual é, ao mesmo tempo, constitutiva da moral (ética) e da expressão discursiva (estética).
Título em inglês
Strategies of construction and legitimization of an ethos in the causa veritatis: Michael Servetus and religious polemics in the sixteenth century
Palavras-chave em inglês
Ethos
Polemics
Rethoric
Sermo humilis
Sixteenth century
Resumo em inglês
The objective of this doctoral dissertation is to identify and comment on the strategies of construction and legitimization of an ethos of an advocate in the causa ueritatis in the religious polemics of the sixteenth century. It is a way of defending a position within a context in which there is only one God and only one Truth, and, therefore, only one true interpretation. The Christian author involved in such polemic needs to prove that he is the "emissary," the nuntius who proclaims the message with simplicity, whereas his opponents are the "false masters" who, in order to dissimulate their lies, hide them under artistically woven words. Thus, not only is the construction of the positive ethos linked to the deconstruction (or destruction) of the other's ethos; but both, construction and deconstruction, happen according to the concept of humilitas, which is, at the same time, constitutive of morals (ethics) and of discursive expression (esthetics).
 
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Data de Publicação
2007-10-04
 
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