• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-11042019-174851
Documento
Autor
Nome completo
Danilo de Sousa Tolentino Villa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Werner, Christian (Presidente)
Rodrigues Junior, Fernando
Sano, Lucia
Vieira, Leonardo Medeiros
Título em português
Ecos tradicionais nos catálogos de heróis abatidos da Ilíada
Palavras-chave em português
Catálogo de mortos
Catálogos épicos
Homero
Teoria oral
Resumo em português
presente trabalho tem como objetivo compreender as cenas típicas de heróis caídos em sequência na Ilíada, tendo por base as revisões mais recentes da Teoria Oral cuja ênfase é na tradicionalidade dos poemas homéricos e em sua recepção. Em particular, cotejou-se a estrutura dessa cena típica com a dos catálogos épicos, seguindo a análise estabalecida pelo artigo seminal de Beye (1964). Um dos resultados mais influentes de seu artigo é a demonstração de que a estrutura do Catálogo das Naus e da cena típica dos heróis tombados é a mesma, razão pela qual costuma-se falar de um "catálogo de mortos" na Ilíada. Porém, uma discussão da noção de catálogo na poesia épica e se é realmente possível classificar todas as sequências de guerreiros derrotados como tal ainda não foi realizada. Para atingir esse objetivo, esta dissertação fez uso dos recentes desenvolvimentos da Teoria Oral, responsáveis por renovar a interpretação dos catálogos homéricos pelo viés da performance e da oralidade através de múltiplas abordagens. Assim, catálogos podem ser considerados grandes feitos de memória que causam admiração no público, ou como recursos que auxiliam o aedo no ato da composição, ou até mesmo como o princípio unificador de toda a poética homérica. Aplicou-se cada uma dessas abordagens com o objetivo de responder em que medida é possível falar de um catálogo de mortos na Ilíada.
Título em inglês
Traditional echoes in the Iliadic catalogue of fallen heroes
Palavras-chave em inglês
Catalogue of the dead
Epic catalogues
Homer
Oral theory
Resumo em inglês
The present work aims to understand the typical scene of multiple fallen heroes in the Iliad, having as its basis recent revisions of the Oral Theory whose enphasis is in the traditionality of the Homeric poems and its reception. Particularly, it contrasts the structure of this typical scene with the structure of the epic catalogue, following the analysis established by the seminal article of Beye (1964). One of the most influential results of his article was the demonstration that the structure of the Catalogue of Ships and the typical scene of fallen heroes is the same, which is the reason why it is common to speak of a "catalogue of the dead" in the Iliad. However, a discussion of what is a catalogue in epic poetry and if it's really possible to classify all the sequences of defeated heroes as such has not happened yet. Seeking to fufill that purpose, this dissertation uses more recent developments of the Oral Theory. They are responsible for renovating the interpretation of the Homeric catalogues by using multiple approaches that centers around performance and orality. A catalogue may be perceived as a great feat of memory that astonishes the audience, a tool that help the singer in the act of composition and even as the unifying principle of the Homeric poetics. Each one of this approaches were used with the objective of answering to what extent it is possible to talk about a catalogue of the dead in the Iliad.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.