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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-09092016-135049
Documento
Autor
Nome completo
Christine Margareth Whiting da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Hasegawa, Alexandre Pinheiro (Presidente)
Oliva Neto, João Angelo
Vasconcellos, Paulo Sérgio de
Título em português
O mito de Ceix nas Metamorfoses 11 e o epos ovidiano
Palavras-chave em português
Intertextualidade
Mescla de gêneros
Metamorfoses
Ovídio
Poesia épica
Resumo em português
A primeira parte deste trabalho compõe-se de um estudo do gênero épico tal como desenvolvido por Ovídio nas Metamorfoses, por meio da análise detalhada do proêmio e de outras passagens programáticas, concomitantemente à avaliação dos modelos que acabaram por formar sua variante particular de epos, a saber, Hesíodo, os poetas alexandrinos, além dos predecessores latinos, em particular Ênio, Lucrécio e Virgilio. A segunda parte consta do estudo e análise do mito de Ceix, no livro 11, no tocante à disposição narrativa e abordando-o em seu aspecto alusivo a obras precedentes, notadamente quanto ao conflito pietas / pax x impietas / ferocia que permeia o mito. Por fim, foi feita uma tradução em prosa de todo o mito, apresentada linha a linha, e uma em versos dodecassílabos da parte principal.
Título em inglês
The myth of Ceyx in Metamorphoses 11 and ovidian epic poetry
Palavras-chave em inglês
Epic poetry
Intertextuality
Metamorphoses
Mixing of genres
Ovid
Resumo em inglês
The first part of this piece of work consists of a study of the epic genre as developed by Ovid in Metamorphoses, by means of a detailed examination of the proem and other programmatic passages, simultaneously to an appreciation of the poetic models who contributed to form his particular variant of epos, namely Hesiod, the alexandrian poets, together with his Latin predecessors, particularly Aenius, Lucretius and Virgil. The second part consists of the study and analysis of the myth of Ceix in book 11, concerning narrative disposition and its marked alusiveness to preceding poems, notably in relation to the pietas / pax x impietas / ferocia conflict which underlies the story. Finally, there is a prose translation of the whole myth presented line by line, followed by a verse translation of the main part of the myth.
 
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Data de Publicação
2016-09-09
 
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