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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-30112007-155536
Documento
Autor
Nome completo
Lázaro Donizete Carlsson
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Correa, Manoel Luiz Goncalves (Presidente)
Jurado Filho, Lourenço Chacon
Pietri, Emerson de
Título em português
Um mergulho não-linear nas águas do ensino superior em Letras
Palavras-chave em português
ENC/Letras
Ensino superior
Filiação(ões) discursiva(s)
Heterogeneidade(s) enunciativa(s)
Pontos de heterogeneidade mostrada
Resumo em português
Dentre os vários instrumentos utilizados pelo governo federal - em parte, ligados às políticas neoliberais de administração pública -, o Exame Nacional de Cursos (ENC) surgiu, em 1995, com a finalidade de manter um certo controle sobre o sistema educacional superior. Na intenção de delimitarmos o produto, isto é, as filiações discursivas repassadas pelo mercado vinculado a esse tipo de formação, constituímos um corpus de pesquisa por meio da produção escrita do formando em Letras, alvo do ENC/2001, e realizamos uma análise fundamentada na teoria da(s) heterogeneidade(s) enunciativa(s) (Authier-Revuz, 1980 : 2004, 1982 : 2004, 1984 : 1990, 1998). Tal teoria nos auxilia a circunscrever o(s) outro(s) que surge(m) no discurso desse formando, futuro professor de língua materna, delimitando suas filiações discursivas. A partir da análise, concluímos que tais filiações emergentes do seu texto não se resumem somente àquelas vistas em sala de aula - como a Gramática Tradicional e a Lingüística, por exemplo -, mas também àquelas fornecidas pela própria questão do ENC/Letras/2001. A apropriação de elementos dados pela própria questão evidencia uma certa superficialidade no tratamento dos conteúdos, demonstrando uma tendência do formando a buscar informações de fácil apreensão, mas de pouca durabilidade.
Título em inglês
A no-lineal dive in the waters of the higher education in Letters
Palavras-chave em inglês
Discoursive filiation(s)
ENC/Letters
Enunciative heterogeneity(ies)
Higher education
Points of shown heterogeneity
Resumo em inglês
Among the several instruments used by the federal government - partly, linked to the neoliberal politics of public administration -, the Exame Nacional de Cursos (ENC) appeared in 1995 with the purpose of maintaining a certain control on the higher education system. In the intention delimiting the product, that is, the discoursive filiations reviewed by the market linked to that formation type, we have constituted a research corpus through the written production of the forming in Letters, target of ENC/2001, and we have accomplished an analysis based in the theory of the enunciative heterogeneities (Authier-Revuz, 1980: 2004, 1982: 2004, 1984: 1990, 1998). Such theory aids us to bound the other(s) that appear(s) in the speech of that forming, future teacher of maternal language, delimiting his/her discoursive filiations. Starting from the analysis, we have concluded that such emerging filiations of his/her text are not only summarized to those views in classroom - as the Traditional Grammar and the Linguistics, for example - but also those supplied by the own subject of ENC/Letters/2001. The appropriation of elements given by the own subject evidences a certain superficiality in the treatment of the contents and demonstrates a tendency of the forming looking for information of easy apprehension but of little durability.
 
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Data de Publicação
2007-12-06
 
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