• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-29012009-124357
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula Dias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Silva, Luiz Antonio da (Presidente)
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Pietri, Emerson de
Título em português
Relação professor-aluno(s) em sala de aula: estudo sobre alguns aspectos que promovem a interação
Palavras-chave em português
Aluno
Face
Interação
Poder
Professor
Resumo em português
A presente pesquisa tem como objetivo caracterizar os principais elementos que promovem a interação entre professor e alunos em sala de aula, por meio da análise da transcrição de gravações de aulas universitárias, realizadas em uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. Ao analisarmos o momento de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, notamos uma constante preocupação de os professores preservarem a face perante os alunos e, ao mesmo tempo, promoverem a interação em sala de aula, para que os alunos interajam, sanem quaisquer dúvidas que possam surgir e sintam-se em um ambiente agradável ao aprendizado. Para realizarmos tal análise, partimos de conceitos abordados pela Análise da Conversação como turno, face, poder, interação, marcadores discursivos e formatos de aulas expositivas. Baseados nesses conceitos, analisamos as aulas gravadas e identificamos a ocorrência de elementos que promovem a interação entre professores e alunos, assim como os efeitos que os mesmos surtem durante o processo interacional. O corpus foi gravado e transcrito de acordo com as normas publicadas pelo Projeto da Norma Urbana Culta NURC-SP.
Título em inglês
Relation between teacher and student(s) in classrooms: a studie about some aspects that promote interaction
Palavras-chave em inglês
Face
Interaction
Power
Student
Teacher
Resumo em inglês
This research has the purpose of characterizing the main elements that promote the interaction between teachers and students in classrooms, through an analyses of universities classes records, occurred in a privet university of a city in the middle of São Paulo state. By analyzing communicative interactions moments in classrooms, we have noticed a constant worry from the teacher is on preserving their faces for the students, and, at the same time, on promoting an interaction in classroom, for the students interact, ask for doubts and feel in a pleasant local for learning. To make this analysis, we took concepts by Conversation Analysis as turn, face, power, interaction, discursive markers and classes types. According to this theory, we analyzed the recorded classes and identified elements that promote interaction between teachers and students and the effects of theses elements in the conversation process. The corpus was recorded and transcribed according to the rules published by Urban Educated Norm Project NURC SP.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-01-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.