• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-28112014-192311
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Dioguardi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de (Presidente)
Brandao, Helena Hathsue Nagamine
Elias, Vanda Maria da Silva
Título em português
Argumentação e redes sociais: o tweet como gênero e a emergência de novas práticas comunicativas
Palavras-chave em português
Argumentação
Estratégias
Gêneros digitais
Tweet
Twitter
Resumo em português
Esta pesquisa tem por objetivo estudar o funcionamento argumentativo do tweet, um gênero textual digital emergente o tweet particularizado pela produção escrita de até cento e quarenta caracteres e que circula somente no ambiente Twitter. O corpus constitui-se de cinquenta tweets do tipo argumentativo produzidos por alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de São Paulo, desenvolvidos a partir de uma sequência didática apresentada em aulas de Língua Portuguesa. Em razão de toda produção discursivo-textual não poder ser separada de seu contexto específico de produção, esta pesquisa também examina a rede mundial digital, a Internet, em sua concepção de produtora de ambientes virtuais nos quais circulam variados gêneros textuais digitais emergentes. Tendo em vista que poucos são os estudos sobre o funcionamento da Argumentação em ambientes digitais virtuais, buscamos detectar quais estratégias argumentativas são acionadas para a tomada de um posicionamento em uma condição tão particular de produção, para conhecer o valor argumentativo dos elementos linguísticos e não -linguísticos que utilizados de modo coesivo ou não, constituem o gênero tweet. Por se tratar de uma perspectiva de reflexão linguístico-textual sobre os usos da língua em procedimentos argumentativos, o embasamento teórico deste trabalho fundamenta-se nas referências de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005 [1958]) sobre estratégias argumentativas; na concepção de instâncias argumentativas propostas por Amossy (2007); no conceito e funcionalidade de Redes Sociais e, particularmente do Twitter, apontados por Santaella e Lemos (2010); nos postulados bakhtinianos da constituição e transmutação de gêneros e na perspectiva sociocognitiva-interacionista da Linguística Textual acerca da materialização linguística dos gêneros textuais digitais conforme Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012) Koch (2000, 2002, 2006) e Koch e Elias (2009). Os resultados permitem afirmar que a orientação argumentativa dos aspectos linguísticos presentes nos enunciados e em seus encadeamentos organizam-se no sentido de indicar o posicionamento do locutor que, em função da necessidade de economia de uma economia de escrita, circunscreve seu querer-dizer a determinada dimensão estética
Título em inglês
Argumentation and Social Networks: the tweet as a genre and the new emerging communicative practices
Palavras-chave em inglês
Argummentation
Digital genres
Strategies
Tweet
Twitter
Resumo em inglês
This works objective is to study the argumentative function of the tweet, an emerging genre of digital text that is specified by the written production of a hundred and forty characters and circulates only on the Twitter environment. The corpus is constituted of fifty tweets produced by grade ten students from a private school in São Paulo, developed after a didactic sequence presented in the Portuguese classes. Due to the fact that any discursive-textual production cant be separated from its specific context of production, this research paper also examines the worldwide web, the Internet, as generator of a virtual environment in which a number of emerging digital textual genres circulate. Having in mind that there are few studies about the function of Argumentation in digital virtual environments, we aim at detecting which argumentative strategies are driven to the decision-making in a condition that is so particular of the production, in order to understand the argumentative value of the linguistic and non-linguistic elements that, utilized in a cohesive way or not, constitute the genre tweet. As it is a perspective in the textual- linguistic reflection on the uses of the language in argumentative procedure, this work is based on the references of Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005 [1958]) about argumentative strategies; in the conception of argumentative instances proposed by Amossy (2007); in the concept and functionality of Social Networks and, particularly Twitter, pointed out by Santaella and Lemos (2010); Bakhtinian postulates of constitution and transmutation of genres and the sociocognitive-interactionist of Textual Linguistics about the linguistic materialization of digital textual genres on the point of Marcuschi (2002, 2008, 2010, 2012), Koch (1990, 2001, 2002, 2004 2010, 2011), and Koch and Elias (2009). The results grant assertion that the argumentative orientation of the linguistic aspects presented on the statement and in its joints organize themselves on the sense of indicating the speakers positioning that, on the purpose of the necessity of dealing with a restrict number of words, encircles what they mean to a determined aesthetical dimension
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.