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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-28082012-125314
Documento
Autor
Nome completo
Milan Puh
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
Piovezani Filho, Carlos Félix
Título em português
Reconstruções discursivas de conceitos: crise econômica em revistas croatas e brasileiras entre 2007 e 2010
Palavras-chave em português
Crise
Cultura
Discurso
Mídia
Política
Resumo em português
Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a mídia croata e brasileiro e as reconstruções discursivas do conceito de crise econômica atual. O objetivo é demonstrar a conexão entre as estratégias discursivas da mídia com as da política, na formação e na constituição da noção da crise econômica atual, vista nas revistas brasileiras Veja e Época no período entre 2007 e 2010. Queremos confirmar a tese de que o hibridismo da mídia politizada é influenciado culturalmente ao tratar a construção discursiva dos fenômenos sociais, como o da crise. Por isso, verificamos como a mídia utiliza processos de persuasão para divulgar suas ideias aos leitores, assim se aproximando o seu discurso ao do político, de acordo com a definição de Carlos Piovezani Filho (2003). Depois da abordagem teórica dos conceitos discurso, ideologia, texto, persuasão, legitimação e manipulação e da relação entre o discurso político e midiático, serão definidas as práticas discursivas pertencentes a esse tipo de discruso midiático politizado presente nos artigos que tratam da crise, conforme o aparato teórico-metodológico de Perseu Abramo (2003), Teun Van Dijk (2002, 2007), Theo Leeuwen(2006) e Norman Fairclough (2001). No final, faremos uma análise comparativa do corpus brasileiro e croata, propondo, a partir das leituras teóricas, uma concepção metodológica múltipla, com a qual queremos mostrar de que modo e em que sentido a construção discursiva do conceito da crise economica atual foi reconstruída em dois países e culturas diferentes.
Título em inglês
Discursive reconstructions of concepts: economic crisis in Brazilian and Croatian magazines between 2007 and 2010
Palavras-chave em inglês
Crisis
Culture
Discourse
Media
Politics
Resumo em inglês
In this work there shall be presented a study on Croatian and Brazilian media and discursive reconstructions of the concept of the current economic crisis. The objective is to demonstrate the connection between the discursive strategies of the media and the politics, in the formation and constitution of the notion of the current economic crisis, as presented in the Brazilian magazines "Veja" and "Época" and Croatian magazines Nacional e Globus between 2007 and 2010. We want to confirm the thesis that the hybridism of the politicized media is culturally influenced when dealing with the discursive construction of social phenomena, as the crisis. Therefore, we examine how the media uses processes of persuasion to promote their ideas to the readers, and by so approaching its discourse to the one of politics, according to the definition of Carlos Piovezani Filho (2003). After the theoretical approach of discourse, ideology, text, persuasion, and manipulation and legitimacy and the relationship between political discourse and media has been made, we shall specify the discursive practices which belong to this kind of politicized media discourse present in the articles dealing with the crisis, using the theoretical apparatus of Perseus Abramo (2003), Teun Van Dijk (2002, 2007), Theo Leeuwen (2006) and Norman Fairclough (2001). In the end, we will make a comparative analysis of the Brazilian and Croatian corpus, in order to propose, from the theoretical readings, a multi-methodological conception of analysis, with which we want to show how and in what sense the discursive construction of the concept of the current economic crisis was reconstructed in two different countries and cultures.
 
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2012_MilanPuh_VRev.pdf (17.88 Mbytes)
Data de Publicação
2012-08-28
 
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