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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-26062019-141333
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Mina Takakura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Presidente)
Gebara, Ana Elvira Luciano
Gil, Beatriz Daruj
Ignez, Alessandra Ferreira
Título em português
Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
Palavras-chave em português
Arnaldo Antunes
Criação lexical
Criatividade
Genericidade
Intermidialidade
Poesia contemporânea
Resumo em português
Arnaldo Antunes, atuante no cenário musical nacional, devotou-se também à produção no campo literário. Sua obra apresenta traços em estilo neoconcreto centrados em experimentações da materialidade visual e sonora da palavra e alia-se ao estilo neobarroco dos excessos de adornos e repetições sonoras e semânticas com efeito de opacidade de sentidos. Um outro aspecto relevante é o diálogo com o estilo neobarroco artístico de certas obras resultante do processo de convergência entre literatura e artes visuais e plásticas. Este trabalho tem como objetivo central analisar as criações expressivas de palavras - neologismos - e as metáforas em obras que apresentam os estilos neobarroco e neoconcreto, verificando como o artista faz escolhas lexicais para manifestar toda a sua criatividade. Estudamos processos de formação tais como a derivação, composição e o cruzamento lexical e a analisamos a criatividade metafórica resultante das combinações de unidades lexicais realizadas de forma expressiva. Os sentidos foram mapeados segundo transformações no campo semântico, observando-se a quebra da isotopia ou da coesão, das metáforas e das mesclagens conceituais. A recolha dos neologismos foi realizada de forma manual, passando pelo critério de exclusão segundo a consulta no Dicionário Houaiss e Villar (2009), ao passo que a seleção das metáforas se pautou na novidade expressiva. O estudo foi organizado segundo os critérios de aspectos de gêneros observados: a primeira dedicada ao estudo das metáforas e mesclagens conceituais em obras que apresentaram o efeito de genericidade de versos livres recolhidas nas obras Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si; a segunda, dedicada às criações lexicais formais e metáforas das obras em gêneros intermidiáticos nas exposições Luzescrita e Palavra em movimento; e a terceira, centrada nas criações lexicais e metáforas em gêneros intermidiáticos impressos nos livros Palavra desordem, As Coisas e Et Eu Tu, resultantes da convergência entre mídias cartazes e poesia, poesia e ilustrações e poesia e fotografia.
Título em inglês
Creation and creativeness in hybrid genres: The expressiveness in Arnaldo Antunes's poetics
Palavras-chave em inglês
Arnaldo Antunes
Contemporary poetry
Genericity
Intermediality
Lexical creativeness
Resumo em inglês
Arnaldo Antunes, an active artist in the national music scenery, devoted himself to the production on the literary field. His oeuvre presents traces of neoconcrete style centered in the experimentations on visual and audible materiality of the word, allied with the literary neobarroquism of the excess and repetitions of sounds and meanings with the effect of opacity of meaning. Another relevant aspect is the dialogue with the artistic neobarroque style, in certain works resulted from the process of convergence between literature and visual arts. This research has as main objective to analyse the expressive creation of words or neologism and the metaphors in works that presented the neobarroque and neoconcrete styles verifying how the artist makes lexical choices to express his own creativeness. We studied the processes of word formations as derivation, composition and blends and analyzed the metaphoric creativity result from the combination of lexical units made in an expressive way. The meanings were mapped according to the transformations on the semantic field, observing the break of isotopia and cohesions, the conceptual metaphors, and conceptual blends. The neologisms were collected manually, through the criteria of exclusion based on the dictionary Houaiss and Villar (2009), whereas the selection of metaphors was based on the expressive novelty. This study was organized in chapters following the criteria of the genre aspects observed: the first one specifically devoted to the study of the conceptual metaphors and blends found in works that presented the effect of genericity of new free verse collected from his works Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si, ; the second one dedicated to the formal lexical creations and metaphors in the intermedial genres in the expositions Luzescrita and Palavra em movimento; and the final one directed to the lexical creations and metaphors in printed intermedial genre, in the books Palavra desordem, As Coisas and Et Eu Tu resulting respectively from the converging media, banners and poetry, poetry and images, and poetry and photograph.
 
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Data de Publicação
2019-06-26
 
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