• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-26042010-104329
Documento
Autor
Nome completo
Ana Elvira Luciano Gebara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Goldstein, Norma Seltzer (Presidente)
Caretta, Elis de Almeida Cardoso
Cintra, Anna Maria Marques
Micheletti, Guaraciaba
Nascimento, Jarbas Vargas
Título em português
O ensino singular dos gêneros poéticos: reflexões e propostas
Palavras-chave em português
Ensino dos gêneros poéticos
Representação dos gêneros poéticos
Sequências didáticas
Resumo em português
Em virtude de representações por vezes pouco favoráveis dos gêneros poéticos no ambiente escolar, os enunciados pertencentes a esses gêneros são marginalizados em sala de aula, ocupando um espaço exíguo nas atividades de leitura e mais reduzido ainda nas atividades de escrita. Mesmo que essa seja a realidade dominante na escola, propostas para o ensino dos gêneros poéticos têm despertado interesse dos alunos quando apresentados de forma a não singularizar o estudo do poema. Assim, buscando compreender como ocorrem e qual a estrutura das episódicas propostas com o texto poético, neste trabalho, analiso o material que envolve o Prêmio Escrevendo o Futuro - da apresentação da proposta aos professores até a etapa de escolha dos finalistas (capítulo 1). Embora o Prêmio tenha alcançado o território nacional, o corpus analisado no capítulo 2 está circunscrito ao Pólo São Paulo, composto por nove poemas de várias cidades do Estado de São Paulo. O material analisado se estrutura em sequências didáticas, segundo as concepções de trabalho com os gêneros de Schneuwly e Dolz (2004), suporte teórico de minha pesquisa ao lado de Bakhtin (1976; 2003); Jolibert (1994, 1994a, 2008) e Bazerman (2005; 2006 e 2007). O objetivo do trabalho é 1) indicar quais as representações presentes no espaço escolar; 2) verificar como o ensino dos gêneros poéticos se apresenta nessa proposta; 3) apresentar, por meio da reflexão teórica, representações plurais dos gêneros poéticos que possam indicar caminhos possíveis de serem aplicados como no caso do Prêmio em diferentes contextos, implicando novos lugares para o professor e para os alunos, em novos papéis.
Título em inglês
The singular teaching of poetic genre: reflections and proposals
Palavras-chave em inglês
Didactic sequences
Proposal for the teaching of poetic genres
Representations of poetic genres
Teaching of the poetic genre
Resumo em inglês
Unflattering representations of the poetic genre among primary and secondary school teachers often translate into a secondary place for poetry in the classroom. Seldom an object for reading activities, it is even more rarely used as a source for those of writing. In spite of that, students respond enthusiastically to the odd projects and activities which do offer to go beyond the study of individual poems. This dissertation focuses on one such project: the Escrevendo o Futuro Award, examining it from its presentation to teachers to the selection of candidates for the final round (chapter 1). Although the EF Award is a national competition, all the nine poems which constitute the corpus analyzed in chapter 2 come from the State of São Paulo. The material analyzed is structured in didactic sequences. The theoretical framework for such analysis draws on the works of Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1976; 2003); Jolibert (1994, 1994a, 2008) and Bazerman (2005; 2006 e 2007). The goals of this dissertation are: 1) identifying various representations of the poetic in primary and secondary schools; 2) examining the place poetry has in this context; 3) offering, based on a critique of the scholarly research on the field, alternative, plural possibilities of representation of the poetic genres which may lead to new roles for teachers and students vis-à-vis their working with poetry in the classroom.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-04-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.