• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-26032015-151957
Document
Auteur
Nom complet
Fernanda Mello Demai
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Alves, Ieda Maria (Président)
Araujo, Mariangela de
Barbosa, Maria Aparecida
Ferraz, Aderlande Pereira
Maroneze, Bruno Oliveira
Titre en portugais
Processos de terminologização: descrição e análise da neologia da área de educação do campo
Mots-clés en portugais
Análise conceitual
Descrição terminológica
Educação do campo
Neologia
Terminologia
Resumé en portugais
Nossa tese apresenta a aplicação de um modelo de análise conceitual e de descrição terminológica da área de Educação do Campo, com foco nos processos de neologia, sob uma abordagem lexicológico-terminológica. Educação do Campo é a expressão atribuída aos conceitos referentes ao ensino, à aprendizagem e à educação nas regiões rurais, notadamente as figurativizadas por movimentos sociais com objetivos libertários em relação à política e à cultura dominantes. Esses conceitos abrangem os princípios, a metodologia e os fins e ideais da Educação, bem como a organização da estrutura de ensino e seus atores sociais. Logo, estão profundamente marcados por uma ideologia e por uma contraideologia. Os termos refletem esses aspectos ideológicos. Nosso corpus de análise é de aproximadamente 700 termos. Além deste corpus, foram constituídos, para a pesquisa, outros cinco, que classificamos nos tipos: documental, referencial, de exclusão geral, de exclusão específico e parâmetro. O levantamento, a análise, a sistematização e a apresentação dos termos seguiram modelos da Lexicologia e da Terminologia (Teoria Comunicativa da Terminologia, Socioterminologia, Teoria Sociocognitiva da Terminologia, Sociossemiótica, Terminologia Técnico-Científica e Terminologia Aplicada), com o auxílio de ferramentas informatizadas. O estudo conceitual-terminológico foi organizado em categorias temáticas pertinentes à Educação do Campo. Nossa pesquisa também apresenta análises qualitativas e análises quantitativas de natureza morfossintática, semântica e pragmática dos termos do universo neológico, em abordagem sincrônica e em abordagem diacrônica, tendo em vista os processos de terminologização da área em estudo (ênfase no processo sintagmático). Objetivamos que a realização deste trabalho possa contribuir para o esclarecimento de alguns fundamentos das escolas do campo e dos assentamentos e dos acampamentos rurais instituídos a partir dos princípios e das práticas da luta pela reforma agrária no Brasil, bem como para a diminuição do preconceito social que há em nosso país em relação à temática. É nosso intuito também demonstrar algumas das relações entre Terminologia, História, Cultura e Sociedade
Titre en anglais
Processes terminologization: description and analysis of Field Education Neology
Mots-clés en anglais
Conceptual analysis
Field education
Neology
Terminological description
Terminology
Resumé en anglais
Our thesis presents the application of a model of conceptual analysis and terminological description of Field Education area, with a focus on neology processes under a lexical-terminological approach. Field Education is the term given to concepts related to teaching, learning and education in rural areas, especially the figurative social movements with libertarian goals in relation to politics and the dominant culture. These concepts encompass the principles, methodology and the aims and ideals of Education, as well as the organization of educational structure and its social actors. So, they are deeply marked by an ideology and a contrary ideology. The terms reflect these ideological aspects. Our analysis corpus is approximately 700 terms. Besides, this corpus we have organized to research, another five corpus, we classify as: documents, references, general exclusion, specific exclusion and parameter. The survey, analysis, systematization and presentation of terms followed models of Lexicology and Terminology (Terminology Communicative Theory, Socioterminology, Terminology Socio-cognitive Theory, Sociossemiotcs, Scientific and Technical Terminology, Applied Terminology), with the aid of computerized tools. The terminological-conceptual study was organized into thematic categories relevant to the Field Education. Our research also presents qualitative and quantitative analyzes of either morphosyntactic, semantic and pragmatic from the universe neological terms, in synchronic and diachronic approaches, in view of the processes terminologization study area (emphasis on the syntagmatic process). We aim that this work will contribute to the clarification of some fundamentals of field schools and rural settlements and rural camps established on the basis of the principles and practices of the struggle for agrarian reform in Brazil, as well as to reduce the social prejudice that there is in our country in relation to the theme. We also aim to demonstrate some of the relationships between Terminology, History, Culture and Society
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-03-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.