• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-24042015-104801
Document
Auteur
Nom complet
Marcello Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Hernandes, Maria Célia Pereira Lima (Président)
Cezario, Maria Maura da Conceição
Paula, Fraulein Vidigal de
Rosário, Ivo da Costa do
Vicente, Renata Barbosa
Titre en portugais
"Tudo o que existe, desde maravilhas e catástrofes, é resultado de algum trabalho, uma vez que ele não se limita apenas ao homem, mas, sim, a todo o universo": o papel da correlação inovadora, um exercício cognitivo?
Mots-clés en portugais
Cognição
Gramaticalização
Padrões funcionais
Pares correlativos
Redação
Resumé en portugais
Esta tese dedica-se ao estudo do processo de correlação e, como consequência, descreve o comportamento linguístico-discursivo, por padrão, dos pares correlativos que integram o conjunto das porções correlatas empregadas em redações vestibulares, momento em que a pressão pela normatividade é bem grande, mas escreventes habilidosos se utilizam dos pares que fogem ao que se espera e surpreendem o leitor com escolhas criativas, porém não rompem com o processamento cognitivo esperado. Como questões relativas à escolarização, as etapas de desenvolvimento cognitivo e o processo de mudança gramatical estão nesta tese altamente imbricados, e por conta disso considerou-se constitutiva uma amostra com textos produzidos em situações de alta pressão pela normatividade. São redações do banco de dados elaboradas por candidatos da FUVEST (Fundação para o Vestibular de São Paulo), de sete vestibulares distintos, no período de 2004 a 2010 (as 100 melhores e as 100 piores redações de cada exame). No total, analisaram-se 700 textos considerados piores e 700 melhores. Fundamentamos teoricamente esta tese nos estudos sobre cognição, a partir de Tomasello (2003), Givón (2011), sobre gramaticalização Bybee (2003), Traugott e Dasher (2005), Meillet (1965), Heine, Claudi e Hünnemeyer (1991), sobre correlações Oiticica (1952), Chediak (1960); sobre construções, Goldberg (1955), Croft (2001) e sobre a evolução dos estágios da mente humana, com Damásio (2009).O material analisado teve tratamento quantitativo e qualitativo em que se chegou à determinação de que pares correlativos assumem papéis e funções em decorrência das intenções discursivo-pragmáticas dos autores, que buscam em estágios da mente os recursos linguísticos e imagéticos para fundamentarem sua argumentação. O estudo do comportamento de cada par foi realizado levando-se em conta etimologia, estatuto categorial nos dicionários e uma análise sincrônico para estabelecer padrões funcionais e valores semânticos. Foi possível, assim, constatar que os pares correlativos encontram-se em vários níveis de gramaticalização, a depender da categoria analisada, e que estão diretamente ligados a um jogo estratégico funcional-cognitivo.
Titre en anglais
"Everything that exists, from wonders to disasters, it is the result of some work, since it is not limited to man,but rather to the whole universe": the role of innovated correlation, (is this) a cognitive exercise?
Mots-clés en anglais
Cognition
Correlative pairs
essays
Functional patterns
Grammaticalization
Resumé en anglais
This thesis is devoted to the study of the correlation process and, consequently, describes the linguistic-discursive behavior, by pattern, of the correlative pairs that constitute the set of related portions employed in the vestibular essays, at this moment, the pressure for normative rules is huge but skilled writers used the pairs escaping from that is expected and also to surprise the reader with creative choices, otherwise they do not break with the expected cognitive processing. As issues relating to schooling, the steps of cognitive development and the process of grammatical change are highly intertwined in this thesis. We considered a sample with constitutive texts produced through normative rules in high pressure situations for the writers. The corpus is composed by essays from the database produced by the FUVEST (Foundation for Vestibular of São Paulo) writers or candidates from seven distinct vestibular, in the period 2004-2010 (the 100 best and 100 worst essays of each exam). In total we analyzed 700 texts considered worst and 700 considered the best ones. We base this argument theoretically in studies of cognition, from Tomasello (2003), Givón (2011); on grammaticalization Bybee (2003), Traugott and Dasher (2005), Meillet (1965), Heine, Claudi and Hünnemeyer (1991); about correlations Oiticica (1952), Chediak (1960) on constructions; Goldberg (1955), Croft (2001) and the human mind stages of evolution, with Damasio (2009). The analyzed material had the quantitative and qualitative treatment through with there came the determination that correlative pairs assume roles and functions as a result of discourse-pragmatic intentions of the authors (writers/candidates), who seek In the mind stages the linguistic and pictorial resources to substantiate the argument. The study of each pair behavior was performed taking into account etymology, categorical status in dictionaries and a synchronic analysis to establish functional standards and semantic values. It was thus possible to observe that the correlated pairs are lying at different levels of grammaticalization; it depends on the category analyzed and which are directly connected to a strategic functional-cognitive roles of a game.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-04-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.