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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-22082007-154608
Documento
Autor
Nome completo
Luiz Andre Neves de Brito
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Brandao, Helena Hathsue Nagamine (Presidente)
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Possenti, Sirio
Título em português
O discurso da mulher esclarecida na produção jornalística de Clarice Lispector: o caso Feira de Utilidades
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Ethos
Gêneros discursivos
Imprensa feminina
Resumo em português
Nesta dissertação, o objetivo central é investigar, de uma perspectiva discursiva da Análise de Discurso de linha francesa - AD, as condições de produção do discurso da mulher esclarecida no interior de Feira de utilidades, coluna feminina publicada entre agosto de 1959 e fevereiro de 1961, escrita por Clarice Lispector com o pseudônimo de Helen Palmer. Observamos, também, como a linguagem reflete e refrata as condições de produção em sua materialização, nos enunciados, as marcas das formações discursivas de uma época. Ao evidenciar essas marcas, o discurso constrói uma "maneira de dizer" - um ethos que visa a sua individualização. Partindo da hipótese de que a coluna feminina, por ser um gênero discursivo com aspecto mais autoral, apresenta uma cenografia mais movediça, centramos nosso percurso teórico na problemática dos gêneros discursivos. Partindo dos pressupostos teórico-metodológicos de Maingueneau (1984; 1987; 1991; 1998; 2004), segundo o qual o gênero, enquanto prática discursiva, deve ser abordado como um ritual convencionado socialmente e submetido a um critério de êxito; essa etapa procura analisar o modo de genericidade da coluna, ou seja, observar a relação entre cena genérica e cenografia. Respondida a questão de como se dá o funcionamento do gênero coluna feminina nas páginas do jornal Correio da Manhã, passamos à segunda etapa da análise, que tem como objetivo responder à seguinte questão: Como Feira de Utilidades, no processo de sua constituição, legitima a discursividade da mulher esclarecida? Para realizar tal análise, mobilizamos o conceito de ethos proposto por Maingueneau.
Título em inglês
The discourse of the clever woman in the journalistic production of Clarice Lispector: the case 'Feira de utilidades'
Palavras-chave em inglês
Discourse analysis
Discursive genre
Ethos
Female press
Resumo em inglês
This dissertation examines, under the rubric of French Discourse Analysis, how the discourse of the clever woman was produced in Feira de utilidades - female column published from August 1959 to February 1961 by Clarice Lispector who wrote under a pseudonym "Helen Palmer". We also analyzed how the language reflects and refracts on the discourse the marks of a discursive formation of a specific age. Because of these marks, the discourse builds an ethos in order to individualize its existence. From the hypothesis that the female column is a kind of a discursive genre which has an authorial aspect (mobile scenery), we focused our theoretical way on the problematic of the discursive genre. On the basis of the concepts derived from the studies of Dominique Maingueneau (1984; 1987; 1991; 1998; 2004), genre is a discursive practice which must be seen as a conventional social ritual under a criteria of existence; this part of this dissertation analyze the relation between generic scene and scenery. After answering this question of how the genre female column works on Correio da Manhã, we moved into our second question that was to analyze how Feira de utilidades, on the process of its constitution, legitimize the discourse of the clever woman. In order to find an answer for this question, we mobilized the concept of ethos studied by Maingueneau.
 
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Data de Publicação
2007-10-02
 
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