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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-22052015-095219
Documento
Autor
Nome completo
Nathália Rodrighero Salinas Polachini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Campos, Maria Inês Batista (Presidente)
Correa, Manoel Luiz Goncalves
Souza, Geraldo Tadeu
Título em português
Redações do ENEM/2012: réplicas ativas nas múltiplas vozes
Palavras-chave em português
Argumentação
Enem
Letramento
Produção escrita
Réplica ativa
Resumo em português
Nesta dissertação, o objetivo é investigar um conjunto de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/2012, analisando as relações dialógicas estabelecidas pelos escreventes a partir da interação ativa com as vozes reportadas para a defesa de um ponto de vista sobre o tema: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Desde 2009, o Enem seleciona candidatos para o ingresso no ensino superior e a redação é o instrumento que solicita a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. A partir do total de 2720 redações cedidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o corpus foi constituído por 121 redações, segundo dois critérios: (a) a faixa de desempenho de 200 a 1000 pontos, respeitando a diversidade de notas, e (b) as cinco regiões brasileiras, marcando a representatividade regional. A fundamentação teórica deste trabalho centra-se na perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo, principalmente, nos conceitos de enunciado concreto e discurso citado, e na perspectiva ideológica dos estudos de letramento. Assumindo o trabalho com a escrita como um processo de compreensão responsiva, esta pesquisa buscou compreender cada texto como uma réplica ativa à proposta de redação e aos discursos oficiais que dela ecoam. No conjunto das redações, foram identificados quatro tipos de réplicas, que serviram como eixos norteadores para a análise dos modos heterogêneos de como os escreventes responderam às instruções objetivas da proposta e ao tema da imigração: (i) réplicas à exigência dissertativa; (ii) réplicas aos textos da coletânea, (iii) réplicas à imagem da identidade nacional e (iv) réplicas à história oficial do Brasil. Dentro de cada uma dessas réplicas, os resultados mostraram que os escreventes utilizaram procedimentos linguístico-discursivos para a construção do texto argumentativo, tais como: citações nos diferentes estágios composicionais da dissertação, paráfrases associadas à síntese, cópia e imitação dos textos da coletânea, construções referenciais para a caracterização do Brasil, como o uso de slogans, a mobilização de alusões históricas e narrativas da colonização. Tais procedimentos foram usados para assumir posicionamentos polêmicos e não polêmicos, alguns empregados com tendência à reprodução da palavra alheia e outros com vistas a sua reelaboração. Sob um olhar dialógico-axiológico, a análise da apreensão dos discursos de dentro e de fora da coletânea constatou não só o engendramento ativo dos sujeitos na produção de sentidos, mas os seus direcionamentos para os interlocutores presumidos e para as vozes institucionais dentro da rede de relações que envolve o projeto de escrita na avaliação do Enem. As réplicas puderam mostrar percursos discursivos construídos no diálogo com diferentes repertórios sociais, culturais e linguísticos, sinalizando que o trabalho com a escrita não está desvinculado dos contextos sócio-históricos das práticas letradas dos escreventes, refletindo e refratando os modelos normativos.
Título em inglês
Essays of Enem/2012: active responses in the multiple voices
Palavras-chave em inglês
Active responses
Argument
Enem
Literacy
Written production
Resumo em inglês
In this dissertation, the goal is to investigate a collection of essays from the National Secondary Brazilian Examination (Enem)/2012, analyzing the dialogic relations established by the writers from the active interaction with the reported voices to defend a point of view on the topic "the immigration movement to Brazil in the 21st century". Since 2009, Enem selects candidates for admission to higher education and the writing is the instrument that calls for the development of a dissertative-argumentative text. From the total of 2720 essays provided by the National Institute for Educational Studies Anísio Teixeira (INEP), the corpus was consisted of 121 essays, according to two criteria of selection: a) the performance range of 200-1000 points, respecting the diversity of scores, and b) the five Brazilian regions, marking the regional representation. The theoretical foundation of this work focuses on the dialogic language perspective of Bakhtin and the Circle, mainly, the concepts of "utterance" and "quoted speech," and the ideological perspective of the literacy studies. Assuming the job with writing as a process of responsive understanding, this research sought to understand each text as an active response to the writing proposal and to the official discourses. In all the texts, four types of responses were identified, which served as a guide for the analysis of the heterogeneous modes of how the participants answered to the instructions of the proposal and to the issue of immigration: (i) responses to the dissertation requirement; (ii) responses to the texts of the collection, (iii) responses to the image of national identity and (iv) responses to the official history of Brazil. Within each of these responses, the results showed that the subjects used linguistic-discursive procedures for the construction of the argumentative text, such as: quotes in different compositional stages of the dissertation, paraphrases associated with synthesis, copy and imitation of the texts from the collection, characterization of Brazil as the use of slogans, the mobilization of historical allusions and narrative of colonization. These procedures were used to take controversial positions and not controversial ones, some employed with the tendency to reproduce the alien word and others with the tendency to remake them. Under a dialogical axiological perspective, the analysis of the comprehension of the inside and outside discourses of the collection found not only the active gendering of the subjects in the production of meanings, but their directions for the presumed actors and to the institutional voices within the network relationships of the writing project on the assessment of Enem. The responses could show discursive routes constructed in dialogue with different social, cultural and linguistic repertoires, signaling that the work with writing is not disconnected from the socio historical contexts of the student´s literate practices, reflecting and refracting the normative models.
 
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Data de Publicação
2015-05-22
 
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