• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-22022019-165947
Documento
Autor
Nombre completo
Cibelia Renata da Silva Pires
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira (Presidente)
Dias, Ana Rosa Ferreira
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto
Lima, Fábio Fernando
Morasco, Paula de Souza Gonçalves
Título en portugués
A construção da imagem do ex-presidente Hugo Chávez no discurso da revista Veja
Palabras clave en portugués
Análise Crítica do discurso
Estratégias discursivas
Hugo Chávez
Linguística sistêmico-funcional
Resumen en portugués
Esta tese tem como objetivo analisar as estratégias discursivas utilizadas pela revista Veja na representação do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Para isso, esta pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativa, segue os pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, notadamente o enfoque feito por Fairclough (2003), o inventário sociossemântico proposto por Van Leeuwen (2008) e o aparato teórico disponibilizado pela Linguística Sistêmico-Funcional proposta por Halliday e Matthiessen (2004). O material que compõe o corpus desta pesquisa foi composto por 15 reportagens que correspondem ao período de 1999 a 2012 em que Chávez exerceu o cargo de presidente. De modo geral, nossas análises demonstraram que: I) o ex-presidente Hugo Chávez é representado por meio de personalização individualizada, indicando um discurso que enfatiza a identidade do indivíduo e revela uma grande visibilidade representacional; II) Chávez ocupa o papel de ator nas orações transitivas formadas por processos materiais em ações que envolvem práticas de poder e abusos de autoridade; III) por meio dos processos relacionais, principalmente os atributivos, Chávez é caracterizado como autoritário e personalista: IV) na maioria das vezes, ocupa a posição de dizente nos processos verbais, mas sempre vinculado a contextos de acusação, ordens e agressividade; V) por meio dos processos mentais, Chávez é representado como alguém que não racionaliza suas ações, age apenas no plano dos desejos e direcionado pelas emoções e, por isso, torna-se alguém imprevisível, impulsivo e pouco confiável. Diante dos resultados desta pesquisa, concluímos que o discurso da revista Veja tem um papel importante como produtor de significados. Ao caracterizar o ex-presidente venezuelano como uma pessoa agressiva e autoritária ou como um político autocrata e personalista, a revista o representa como uma ameaça para a democracia, um inimigo comum que deve ser combatido.
Título en inglés
The construction of the image of former president Hugo Chávez in the speech of the magazine Veja
Palabras clave en inglés
Critical Discourse analysis
Discursive strategies
Hugo Chávez
Sistemic functional linguistics
Resumen en inglés
This Thesis aims to analyze the discursive strategies used by magazine Veja in the representation of former Venezuelan president Hugo Chávez. For this, this research, of qualitative-interpretative nature, follows the theoretical presuppositions of the Critical Discourse Analysis, notably the approach made by Fairclough (2003), The socio-semantic categories proposed by Van Leeuwen (2008) and the theoretical support in Systemic-Functional Linguistics as proposed by Halliday e Matthiessen (2004). Our analyzes chiefly demonstrate: I) the former president Hugo Chávez is represented by individualized personalization, indicating a discourse that emphasizes this identity and reveals a great representational visibility; II) Chávez occupies the role of actor in the transitive clauses formed by material processes in actions involving practices of power and abuses of authority; III) through relational processes, mainly attributives, Chávez is characterized as authoritarian and personalistic person; IV) in most cases, he occupies the position of sayer in verbal processes, but always linked to contexts of accusation, orders and aggression; and V) through the mental processes, Chávez is represented as someone who does not rationalize his actions, acting only for the desires and emotions and, therefore, becomes impulsive, unpredictable and unreliable. Observing the results of this research, we conclude that the discourse of magazine Veja has an important role as producer of meaning. In characterizing the former Venezuelan president as an aggressive and authoritarian person, or an autocrat and personalist politician, the magazine represents him as a threat to democracy, an enemy that must be fought.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-02-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.