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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-22022010-145342
Documento
Autor
Nome completo
Maressa de Freitas Vieira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Ferreira Netto, Waldemar (Presidente)
Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago
Moraes, Mirtes de
Queiroz, Renato da Silva
Rajagopalan, Kanavillil
Título em português
O saci na tradição local no contexto da mundialização e da diversidade cultural
Palavras-chave em português
Comportamento social
Globalização
Narrativas orais
Saber local
Saci
Resumo em português
Geradas pela globalização, as constantes transformações nas tecnologias, nos meios de comunicação e na sociedade como um todo tornam instáveis as identidades fixadas em repertórios de bens exclusivos de uma comunidade local ou nacional. Isto porque as inovações tecnológicas, o fortalecimento da industrialização e dos meios de comunicação modificaram nossos hábitos e nos deram um horizonte mais cosmopolita, ao mesmo tempo em que unificaram os padrões de consumo, inclusive em relação à Cultura. Mas a cultura nacional não se extingue, e sim se converte, se modifica, se reconstrói para interagir com as diferentes culturas mundiais, de acordo com o mercado consumidor, já que a Indústria Cultural proposta por Adorno (1974) mercadifica os bens culturais. Neste estudo propusemos a análise da figura do Saci, indagando se as narrativas a seu respeito continuam sendo uma maneira de regular o comportamento social, mesmo no mundo globalizado e pudemos verificar o quanto sua figura acabou se modificando para se adequar aos padrões da sociedade. Visto por muitos como a identidade do brasileiro, a figura do Saci não ficou ritualizada, mas foi e continua sendo reconstruída em torno desse processo de mundialização.
Título em inglês
Saci of local tradition in globalization context and of cultural diversity
Palavras-chave em inglês
Globalization
Local knowledge
Oral narratives
Saci
Social behaviour
Resumo em inglês
Produced by globalization, the constants transformations in the technologies, in the media and in the society at all turns unstable identities fixed in repertories of a local or national communitys exclusive properties. Therefore, because of the technological innovations, the industrializations strength and the media have changed our habits and gave us a more cosmopolitan range of perception, at the same time they have unified the consume patterns, including Culture. But the National Culture doesnt be extinguished; it converts, modifies, reconstructs in order to interchange with world different cultures, according to consumer market, so that Cultural Industry, proposed by Adorno (1974), trades cultural properties. In that study, we have proposed to analyze the Sacis figure, investigating if the narratives in regarding to Saci continue being a way of regularize the social behaviour, even in a globalizated world and we verified how the Sacis figure have been modified in order to be adapted on society patterns. Seen by many people as Brazilians identity, the Sacis figure doesnt be ritualized, but it was and continues being reconstructed around the mundialization process.
 
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Data de Publicação
2011-09-16
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
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