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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-20032013-094031
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Regina Marcelino Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Ceschin, Osvaldo Humberto Leonardi (Presidente)
Proenca, Jose Luiz
Vidal, Ariovaldo José
Título em português
Na roda de samba eu sou bacharel: análise de 21 canções de Noel Rosa
Palavras-chave em português
Interpretação de texto
Música popular brasileira
Noel Rosa
Resumo em português
Esta dissertação trata de analisar, em vinte e uma canções de Noel Rosa, os seguintes traços que se encontram nas obras do autor: estilo autobiográfico, o feminino, o seu Rio de Janeiro, a sátira social, a filosofia na letra do samba, o humor e a crônica. Trata-se de um estudo de interpretação de músicas, que busca oferecer subsídios para conhecimento do valor temático encontrado nas canções de Noel Rosa e os acontecimentos das décadas de 1920 e 1930, os quais apresentavam ligações com as composições do sambista. A análise é feita classificando as canções por meio dos temas identificados nas músicas, sendo escolhidas três canções para cada grupo temático. Original em suas criações e destaque para sua época, o músico Noel Rosa marca seu discurso na composição popular atento aos fatores sociais, cotidianos e destaca o samba pela geografia do Rio de Janeiro, com humor e em muitos momentos de forma filosófica, este também menciona muitas vezes fatos de sua vida em seus sambas. Referência para sua época, Noel marca seu período histórico como o maior compositor do Brasil, chegando a marca de compor 259 sambas em apenas sete anos, o que lhe confere, conforme Máximo & Didier (1990) e outros pesquisadores o título de maior compositor brasileiro.
Título em inglês
In samba I'm BA: analysis of 21 songs by Noel Rosa
Palavras-chave em inglês
Brazilian popular music
Interpretation of text
Noel Rosa
Resumo em inglês
This dissertation is to examine in twenty-one songs by Noel Rosa the following traits found in the author's works, autobiographical style, the feminine, "its" Rio de Janeiro, the social satire, philosophy in the lyrics of samba, mood and chronic. It is a study of music interpretation, which seeks to provide insight to know the amountfound in the theme songs by Noel Rosa and the events of the 1920s and 1930s,which had links with the compositions of the samba. The analysis is sortingthrough the songs of the themes identified in the songs, three songs are chosenfor each theme group. Original creations and their emphasis on his time, the musician Noel marks his speech at the popular composition attentive to social factors, lifestyle and geography highlights the samba of Rio de Janeiro, with humor and many moments of philosophical form, it also mentions often facts of his life in his sambas. Reference to his time, Noel marks its historical period as the greatest composer of Brazil, reaching the milestone of 259 sambas composed in just seven years, which gives, as Max & Didier (1990) and others have the title of greatest Brazilian composer .
 
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Data de Publicação
2013-03-20
 
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